TVSL - NET CANAL 13

WEB LINKS

  Sete Lagoas

  Equipe

  Programação

  Carnasete

  Exposete

  Comercial

  Net TV a Cabo

 Parceiros

Notícias Locais

 Tvs On Line

 Rádios Locais

Notícias

 Seu You Tube

 Baladas

 TV Arquivo

 Parceiros

  Contato


ENQUETE

 

TVSL

a tv da cidade

 


Newsleter

 

Faça cadastro do seu E-mail

Clique e participe.

 

Sete Lagoas  

 

O município de Sete Lagoas foi fundado em 24 de novembro de 1867. A cidade está situada na região central do estado (Zona Metalúrgica) a 74 km da Capital do Estado, Belo Horizonte, e possui cerca de 208 mil habitantes.
É a cidade pólo da região, atendendo as diversas demandas dos municípios que a circulam. Além de eventos anuais que atraem turistas de todo o país, como a Exposete e o Carnasete, Sete Lagoas explora parte de seu potencial turístico, principalmente por estar incluída no circuito das grutas, abrangendo então sua ampla diversidade natural.
É conhecida como a terra das lagoas encantadas, contando com diversas belezas naturais e com um ecossistema rico em cursos de água, recursos naturais e áreas verdes. A cidade destaca-se pela exploração do ferro-gusa, com usinas que arrecadam uma grande parcela de seu faturamento, além de abrigar industrias têxtil, de cerâmica, de calcinação, de ardósia, de agricultura com destaque especial por ser uma das quatro cidades do país que abriga a Embrapa, de pecuária e de autopeças, tendo sido a cidade escolhida por uma montadora de carros multinacional, a Fiat Iveco, para sediar sua fábrica no Brasil.

Região Turística: Central

População Total: 230.000

Altitude Sede: 762

Clima: Tropical

Voltagem: 110/220

Temperatura média anual: 20ºC

Temperatura máxima: 29.7ºC

Temperatura mínima: 11.1ºC

Estações Secas: Maio a Agosto

Estações Chuvosas: Novembro a Janeiro

Dados Econômico-Sociais

Principais atividades econômicas: Além das siderúrgicas, Sete Lagoas tem cerca de 450 indústrias, de todos os portes, nos segmentos de minerais não-metálicos, metalurgia, química, têxtil e agroindústria.

Infra-estrutura básica:

» Água Tratada
» Energia elétrica
» Esgoto
» Limpeza Urbana
» Telefonia Fixa
» Telefonia celular

Mundo Oficial

refeito: Leone Maciel
Partido: PMDB
Endereço: Praça Barão do Rio Branco, 16
Bairro: Centro
CEP: 35700-029
DDD: 31
Telefone: 3779-7000
Fax: 3773-6396

Distâncias

Destino
Distância Como chegar
Belo Horizonte 74 km BR 040
Brasília 678 km BR 040/ MG 424
Rio de Janeiro 505 km BR 040/ MG 424
São Paulo 656 km BR 381/ MG 424
Vitória 610 km BR 262/ BR 381/ MG 424

FUNDAÇÃO
(Fonte: www.descubraminas.com.br )

A Fundação de Sete Lagoas data do tempo das bandeiras. Na febre do ouro, os bandeirantes, muitas vezes velhos e alquebrados, se internavam pelos sertões. Dos nativos, conseguiam a confissão dos lugares onde poderiam encontrar o ouro ou as pedras preciosas de que andavam à cata, pelo meio de artimanhas astuciosas, ou de ameaças terríveis, como fazia o famoso Anhangüera, lançando o fogo à uma bacia cheia de álcool.

Naquele tempo, receber do Rei o título de Barão, Marquês, Conde ou Duque era a maior honraria que se podia alcançar. Muitos brasileiros, desejosos de se tornarem nobres, resolveram sair à procura da Serra Resplandecente. O descobridor receberia do Rei um título de honorífico, o que não era pouco; e isso, por si só, constituía honra tamanha que não havia quem não a quisesse.

Fernão Dias Paes Leme – o Governador das Esmeraldas – em 1677, saiu de São Paulo e cruzou as terras de Minas Gerais até o Grão-Mogol. Ao meio da jornada, faltou-lhe dinheiro com que pagar aos expedicionários e ele teve que mandar um importador a São Paulo para buscá-lo. Enquanto esperava, internou-se pelos arredores na expectativa de descobrir alguma novidade que lhe fosse útil e ao Rei de Portugal. Foi então que encontrou, em um serrote das Sete Lagoas, um minério argentífero de singular beleza. Presume-se que o serrote a que se referem vários historiadores seja a lapa do Chumbo, da Fazenda das Melancias e que foi pesquisado por vários mineralogistas.
Após a morte de José Dias, filho de Fernão Dias, os sediociosos deixaram o acampamento e saíram à deriva vindo acampar às margens do Ribeirão Matadouro, na planície de Sete Lagoas. A Várzea do João Corrêa viu surgir então as primeiras casas que marcaram o nascimento de uma grande cidade.

Em 1681, desbaratou a bandeira de Dom Rodrigo de Castelo Branco, assinada no município de Sabará, local hoje denominado ''Fidalgo'', integrado ao município de Pedro Leopoldo. Parte dos componentes dessa expedição, constituída de sertanistas e índios, tomou rumo de Sete Lagoas, alojando-se no povoado que nascia. Tribos nômades e pacíficas percorreram toda a região e sua assimilação pelos novos moradores processou-se naturalmente. As uniões com as nativas tornaram-se comuns, formando novas famílias que proliferavam progressivamente e se mantinham dentro de normas do mais absoluto respeito. Não havia desentendimentos que pudessem gerar ódio. O trabalho constituía a característica daquela gente, como se tivesse noção de sua destinação histórica.

Circuito das Grutas

Sete Lagoas compõe o Circuito das grutas junto com mais 11 municípios, que são: Caetanópolis, Capim Branco, Confins, Cordisburgo, Funilândia, Lagoa Santa, Matozinhos, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Santana do Pirapama e Sete Lagoas.

Das centenas de grutas que se encontram em Minas Gerais, um expressivo número se concentra nesses municípios, incluindo as três mais famosas: a Gruta do Maquiné, em Cordisburgo; da Lapinha, em Lagoa Santa; e do Rei do Mato, em Sete Lagoas.
Visitar uma gruta mineira é experimentar o prazer indescritível de desvendar os segredos do subsolo deste Estado, que nos revela rios, cachoeiras, magníficas formações de estalactites e estalagmites, ossadas humanas e de grandes animais extintos, materiais líticos trabalhados com artes ancestrais, raridades de formações calcárias, inscrições rupestres, entre tantas outras surpresas que aguardam os turistas. Essas riquezas espeleológicas e as pinturas rupestres, com marcas dos primeiros habitantes, levam o visitante a proveitosas reflexões.

A descrição mais adequada é a de um de seus maiores e importantes exploradores e estudiosos, o dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que declarou o seguinte sobre a Gruta do Maquiné: 'a mais rica imaginação poética não saberia engendrar uma tão esplêndida morada para os seres maravilhosos; diante desta notável gruta, ela seria forçada a confessar sua impotência... ...quanto a mim, confesso que, seja quanto à natureza, quanto à arte, jamais contemplei algo tão maravilhoso'.
Devem ser citadas as seguintes grutas: Irmãos Piriás e Escadas, em Matozinhos; Morena, em Cordisburgo; Túneis e Pacas, em Lagoa Santa; e Baú e Jardineira, em Pedro Leopoldo. Há muitas que ainda não estão abertas à visitação, como a de Ballet, em Matozinhos, cujo painel de pintura rupestre, um ritual dedicado à fecundidade, impressiona pela riqueza de sua capacidade de comunicação.

Mas por não possuírem infra-estrutura turística e nem plano de manejo, essas grutas só podem ser visitadas mediante autorizações expressas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Humanos Renováveis – IBAMA / CECAV (fone: 031 – 3299-0700), e do proprietário, quando estiver em área particular. É bom lembrar que algumas cavernas, grutas, lapas ou abrigos que possuem inscrições rupestres podem requerer também autorização de órgãos como o IEPHA-MG ou IPHAN .
Esse circuito é um dos portões de entrada do Estado, já que no município de Confins está o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, conhecido como Aeroporto de Confins. Em Cordisburgo, terra do renomado escritor João Guimarães Rosa, o museu em sua homenagem, instalado na casa em que viveu seus primeiros anos de idade e a famosa Gruta do Maquiné são visitas muito recomendadas.
Mas, ao optar por este circuito, o turista, além de poder contar com boa infra-estrutura hoteleira, estará próximo de outros municípios que reservam surpreendentes paisagens serranas, parques naturais, monumentos e edificações de importância histórica, fazendas e ricas manifestações culturais.

Atrativos Turísticos

Gruta Rei do Mato
Lagoa Paulino
Ilha do Milito
Parque da Cascata
Parque Náutico da Boa Vista
Museu Historíco Municipal
Casarão - Centro Cultural Nhô Quim Drumond
Matriz de Santo Antônio
Igrejinha da Serra de Santa Helena
Cat JK - Centro de apoio ao turista Presidente Juscelino Kubistchek
Casa da Cultura

As Sete Lagoas

Lagoa da Boa Vista
Lagoa da Catarina
Lagoa da Chácara
Lagoa do Cercadinho
Lagoa do José Félix
Lagoa do Matadouro
Lagoa do Paulino

 

Copyright ©2003 TV Sete Lagoas - Mídia Mix Publicidade.