Um ação composta por várias atividades teve como foco a atenção especial às mulheres em situação de vulnerabilidade econômica.
Autocuidado e empoderamento feminino para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. Essa foi a temática de uma ação realizada pela Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Núcleo de Acolhimento, Integridade e Autonomia do Unifemm (NAIA) – na manhã desta segunda-feira, 20 de dezembro, no campus do centro universitário.
O acolhimento foi realizado pelas professoras Caroline Dantas, pró-reitora acadêmica, Gracielle Costa, coordenadora da COPPEX, Isabela Carvalho, coordenadora do curso de Nutrição, e Viviane Costa, supervisora de estágio de Enfermagem, além de colaboradores e alunos de diversos cursos de saúde do Unifemm.
As mulheres receberam um kit de higiene pessoal contendo shampoo, condicionador, sabonete, toalha, absorventes, pasta e escova de dentes e, logo após o banho, escolheram peças de roupas doadas para se vestirem e levarem para casa. O autocuidado contou também com maquiagem, penteado de cabelo e sessão fotográfica com o registro das melhores poses. A ação contou ainda com oficinas de orientação nutricional, exercícios de alongamento e outras ações, como aferição de pressão arterial e orientações de saúde.
De acordo com a secretária Luciene Chaves, foi uma manhã repleta de sorrisos e atividades que despertaram a autoestima e a necessidade do cuidado com a saúde e higiene pessoal, além orientações importantes sobre saúde da mulher. “A ação reforça a importante parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o objetivo do NAIA, que é atuar de forma conjunta para emancipar as mulheres promovendo ações que impactem na melhora de sua qualidade de vida”, ressaltou Luciene Chaves.
—