A Apple manteve o posto de empresa com a marca mais valiosa do mundo, de acordo com o estudo Global 500 da empresa de consultoria Brand Finance.
Segundo o relatório, a marca tem um valor de mercado de US$ 355,1 bilhões — um novo recorde atingido por empresas avaliadas pelo instituto. O valor foi atingido não apenas por vendas, mas também pela reputação mantida pela companhia. Vale lembrar que, em termos de ações, ela já ultrapassou em janeiro de 2022 a barreira dos US$ 3 trilhões.
A Apple teve um 2021 a ser bastante comemorado, fechando o relatório com um crescimento de 35% em relação ao ano passado. Logo atrás dela estão algumas rivais diretas de vários mercados: Amazon (US$ 350,3 bilhões), Google (US$ 263,4 bilhões) e Microsoft (US$ 184,2 bilhões).
As marcas Que mais cresceram.Fonte: Global 500
Marcas de hardware (NVIDIA e AMD) e redes sociais, como Twitter e Snapchat, também cresceram no segundo ano de pandemia, enquanto as maiores quedas no valor de marca foram da Warner Bros. e de empresas chinesas, em especial o Alibaba.
Em termos geográficos, a dupla Estados Unidos e China seguem dominantes: ambos são responsáveis por dois terços da lista total. Sem contar o topo, a Índia, que se destaca por ter o maior crescimento de empresas no ranking (42%).
As 25 Empresas do topo da lista.Fonte: Global 500
Além disso, marcas da Coreia do Sul (Samsung), do Japão (Toyota), da Alemanha (Audi e T-Mobile) e do Reino Unido (Shell) completam o top 25.
O setor de Tecnologia no geral também foi elogiado: trata-se da área mais valiosa do mundo, com o comércio de varejo na segunda colocação. Empresas farmacêuticas também se destacaram graças ao desenvolvimento de equipamentos médicos e vacinas contra a covid-19.
Representante nacional
O Brasil tem um único representante na lista de 500 marcas: o banco Itaú, que está na posição de número 335 e subiu mais de 50 colocações em relação ao ano anterior.
Detalhes e resumos sobre o estudo podem ser encontrados no site do instituto de pesquisa (em inglês).
Por: TecMundo