Segue o boletim epidemiológico da Prefeitura de Sete Lagoas desta quinta-feira, 27 de janeiro. Crianças de 10 anos de idade se vacinam nesta sexta-feira com primeira dose da Coronavac.
Sete Lagoas soma hoje 27.507 contaminações com a confirmação de mais 488 casos: 276 mulheres e 212 homens. Além da variante ômicron, mais contagiosa, a testagem em massa iniciada ontem na Faculdade UNA em parceria com a Prefeitura contribuíram para o aumento dos casos positivos. Um óbito em decorrência de complicações da Covid foi confirmado hoje: uma mulher de 75 anos que estava internada no Hospital Municipal. O óbito suspeito registrado ontem, uma mulher de 79 anos que estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças, foi confirmado como positivo para Covid. Assim, a cidade chega a 624 óbitos, 4.196 pessoas sendo monitoradas, 1.591 delas em isolamento domiciliar, e 11.652 com acompanhamento concluído. São 34 pacientes internados com resultado positivo e seis aguardando resultados de exames, 54.253 testes negativos e 25.273 pessoas recuperadas.
São dez pacientes em UTI (sete de Sete Lagoas e os demais de Papagaios, Cordisburgo e Santana de Pirapama) e 30 em enfermaria (20 de Sete Lagoas, dois de Capim Branco, dois de Pompéu, dois de Baldim e os demais de Três Marias, Paraopeba, Santana de Pirapama e Papagaios). No Hospital Nossa Senhora das Graças são 20 internados, sendo três em UTI (duas em leitos do SUS). No Hospital Municipal há quatro internados em UTI e quatro em enfermaria. Na Unimed são oito internações, sendo cinco em UTI. A UPA tem quatro internados, todos em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos UTI Covid (SUS e particular) voltou a cair e chega hoje a 62,5%. Levando em conta apenas os leitos do SUS, a ocupação também recuou, para 50%.
Testagem
Com o novo posto de testagem na Faculdade UNA, a tendência é que mais casos positivos sejam confirmados. Apenas ontem, primeiro dia de testes, 197 dos 319 deram resultado positivo. Assim, o prefeito Duílio de Castro pede aos positivados que sigam as recomendações dos profissionais de saúde. “É importante que você, ao ter o teste positivo, cumpra o isolamento domiciliar, use máscara, higienize utensílios domésticos, lave as mãos frequentemente e mantenha distância segura de amigos e familiares”, reforçou o prefeito. O posto de testagem fica na avenida Secretário Divino Padrão, 1.411, bairro Santo Antônio, e funciona de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Vacinação
Segue o cronograma de vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade. Na sexta, 28, é a vez das crianças de 10 anos, com Coronavac, de 9h às 16h, nos Centros de Saúde São João, Progresso, Montreal, Várzea, Santo Antônio e Santa Luzia; UBS Cidade de Deus, Luxemburgo, Belo Vale e Orozimbo Macedo; e ESFs Catarina, CDI I, Itapuã II, Fazenda Velha, Barreiro, Eldorado e Alvorada. Documentos: identidade com foto, comprovante de endereço em nome do responsável legal, carteira de vacinação, cartão do SUS ou CPF. É obrigatória a presença de um responsável legal no momento da vacinação.
Quem ainda não recebeu a 2ª dose da Coronavac ou da Astrazeneca deve agendar a aplicação: 2ª dose da Coronavac para quem tem mais de 20 dias da 1ª dose (ESF Santa Luzia, R. José Duarte de Paiva, 134, Centro, 3773-2864) ou 2ª dose da Astrazeneca para quem tem mais de 60 dias da 1ª dose (ESF São Geraldo – R. Joaquim Murtinho, 109, São Geraldo, 3776-7881). Documentos: identidade com foto, comprovante de endereço em nome da pessoa, carteira de vacinação, comprovante da 1ª dose da Astrazeneca ou Coronavac, cartão do SUS ou CPF.
Doe 1Kg de alimento não perecível ou um pacote de ração animal na campanha Vacinação Solidária. Realização: Prefeitura de Sete Lagoas. Apoio: Sicoob Credisete e CDL Sete Lagoas. A 1ª dose foi aplicada em 185.312 pessoas, a 2ª dose em 174.458 pessoas, a dose de reforço em 46.985, a 1ª dose da Janssen em 5.814 pessoas e 881 doses em crianças. Continue seguindo as recomendações de distanciamento social, higiene frequente das mãos e uso de máscara. Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/