Sete Lagoas foi incluída em um importante programa de manejo ético populacional de cães e gatos castrados.
Sete Lagoas foi selecionada no edital Nº 03/2021 do Governo de Minas – por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/Suges). O edital do programa “Conheça Seu Amigo” implementa políticas públicas que têm como objetivo a realização de ações de manejo ético populacional, promoção da saúde animal e educação humanitária, com foco na guarda responsável, com o intuito de reduzir a proliferação desordenada de cães e gatos e o abandono, garantindo o bem estar dos animais em âmbito estadual.
A divulgação foi feita no último dia 12, no site da Semad. Em síntese, o programa prevê a implantação de um microchip no cão ou gato castrado. Se inscreveram no edital 74 municípios mineiros e cinco deles não conseguiram a habilitação. Sete Lagoas está entre os 69 municípios selecionados no processo. O edital segue a Lei 21.970/2016, que “dispõe sobre a proteção, a identificação e o controle populacional de cães e gatos” por meio de um sistema de banco de dados padronizado.
De acordo com Patrícia Silveira, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sete Lagoas, que ficará responsável pela implantação desses microchips, os públicos-alvo prioritários são os animais provenientes de comunidades de baixa renda, animais errantes, para doação sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil e áreas de superpopulação animal. “Serão disponibilizados microchips em número de 10% da população de cães e gatos de cada município, acompanhado de leitor. Esses equipamentos contêm informações como nome do animal, idade, sexo, nome do tutor, endereço e telefone”, informa. O Município aguarda o envio dos microchips por parte do Estado para iniciar a implantação dos equipamentos no momento da castração.