Os vereadores precisaram de uma Sessão Extraordinária para esgotar a pauta que foi colocada para votação nesta terça-feira (22). Atendendo a solicitação do líder do Executivo, Ivan Luiz (Patri), o plenário aprovou e a Reunião não prevista serviu para encerrar o trâmite do Projeto de Lei Ordinária (PLO) 54/2022.
A matéria em questão “renomeia o cargo que menciona e altera a lei delegada nº 01, de 26 de agosto de 2009”. A íntegra do texto, e a pauta completa da sessão, podem ser acessadas pelo link. Por conta do feriado de Carnaval a Reunião da próxima semana está marcada para a quinta-feira (03).
Ainda na Reunião desta terça três projetos foram aprovados em segundo turno de votação. Na sequência tem os destaques dos vereadores durante a comunicação pessoal.
José de Deus (REP): Quero falar de alguns assuntos que movimentaram a cidade. Primeiro sobre a emenda parlamentar de quase R$ 580 mil destinada a nosso município para a construção de uma quadra na escola estadual Márcio Paulino, no bairro Santo Antônio. Foi cedida pelo deputado Charles Santos. Atuante em nosso município, o deputado sempre atende o nosso pedido. Informar a população que sofria com vazamento de água na Padre Tarcísio que o problema foi solucionado.
Ismael Soares (PSD): Quero destacar que daremos início ao curso de viola caipira no Barreiro. Vamos tirar várias crianças e adolescentes da rua com aulas gratuitas. Uma parceria com a siderúrgica Viena, um grande ganho para aquelas crianças que não tem ocupação depois do horário da escola. Divulgar a notícia que vai acontecer a licitação para a unidade básica de saúde do Barreiro e da Várzea.
Roney do Aproximar (PSL): Parabenizar o secretário Toninho Macarrão pela agilidade de uma reclamação que fiz ontem que inundou uma faixa elevada próximo onde moro e resolveram hoje cedo. Nós estamos aqui para servir o povo e atender o povo. É para facilitar a vida da população. Fiz uma reclamação ontem, foi atendida rápida e tenho que parabenizar eles.
Caio Valace (Podemos): Semana passada circulou um vídeo que foi objeto de muitas críticas sobre os catadores. Fazer uma leitura mais isenta do acontecido, é preciso compreender o que se passa na coleta seletiva. Trabalhamos em 2001 para que isso aconteça. Fizemos uma grande Audiência Pública. Agora as associações serão remuneradas. Os catadores dessas carroças sairão da informalidade e vão trabalhar para as associações que vão pagar um salário.
Gilson Liboreiro (SD): Quero prestar homenagem a todas as forças de segurança da cidade e do estado. Por convocação do Tenente Gonzaga, uma das maiores lideranças do Estado, participei do ato cívico em Belo Horizonte porque o governo do Estado não está cumprindo o que assinou três anos atrás. A recomposição das forças de segurança é fundamental para a população. Foi assinada a três anos a recomposição de 41% e o governo teve a coragem de vetar as outras duas parcelas que seriam de 24%, depois de aprovado na Assembleia.
João Evangelista (PSDB): É difícil pedir paciência ao povo com relação aos buracos porque vão surgindo novos e os abertos vão aumentando por conta do grande volume de chuvas. O asfalto depois de certa época vai apodrecendo mesmo e com a chegadas das águas vão aumentando. Temos grandes avenidas como a Dalton que vão lavando o asfalto. Mas é preciso esperar para que o poder público inicie, na época certa, o tapa buraco.
Junior Sousa (MDB): Tenho recebido várias reclamações de motoristas de aplicativos. Na última reunião foi citado que uns vereadores sofrem de astigmatismo, mas os problemas não são resolvidos e quem falou está com o prefeito todos os dias, mas não apresenta solução. Faço essa reflexão porque a gente como vereador temos que levar as demandas para o Executivo, mas que realmente sejam levadas e que deem respostas para a população. Falar só que vai resolver, que está recente isso não é desculpa para não resolver os problemas da cidade.
Sílvia Regina (PSD): Estive no Hospital Municipal para fazer uma visita e gostei do atendimento que vem sendo feito, da maneira que vem sendo feito. Os quartos estão cheios, mas todos com atenção. Dar os parabéns a todos os profissionais de saúde. A casa está cheia, mas com muito amor.
Heloísa Frois (Cidadania): Dizer, mais uma vez, que no dia 23 de agosto de 2020 quando aquele barranco da subida da serra começou a desmoronar enviei um vídeo para o prefeito e esse pedido é desde agosto e até hoje não foi solucionado. Fui ontem e a terra continua descendo. Fiz um pedido oficial em julho e fui informada que a secretaria de Obras estava fazendo licitação, mas até hoje nenhuma providência foi tomada. Faço um apelo porque podemos com a construção do gabião evitar acidentes com as pessoas que vão na Serra.
Janderson Avelar (MDB): Parabenizar os profissionais que exercem a função de serviços gerais. Corroboro com a fala de todos sobre os catadores de recicláveis, todas as profissões são dignas de respeito. Fui procurado por pais de assistidos da APAE que reclamam da falta de transporte. Nem o município, nem a APAE estão fornecendo transporte e pais estão deixando de levar os filhos por falta de condição. Já oficiei os envolvidos.
Ivan Luiz (Patri): Gostaria de apresentar denúncia feita sobre irregularidade do Observatório Social de Sete Lagoas que foi feita para o Observatório Social do Brasil. A entidade cobra transparência dos agentes públicos e ao ser questionada sobre irregularidade se recusa a informar providências tomadas sobre possíveis irregularidades. Queremos que a relação seja harmônica conforme o código de conduta do Observatório Social do Brasil.
Ivson Gomes (Cidadania): É um dia de tristeza para a população mundial. A suprema corte da Colômbia decretou que lá crianças de até 24 semanas poderão ser abortadas, o aborto foi descriminalizado. A partir de agora na Colômbia crianças de até seis meses poderão ser assassinadas. É um retrocesso para a humanidade. Fernando Sabino dizia que aborto é o mais horrendo dos crimes. É terrível quando vemos uma situação dessa.
Pr. Alcides (PP): Acompanhei a questão da Colômbia de perto e é lamentável. A vida começa na fecundação. Gostaria de ratificar que temos trabalhado muito, tivemos reunião no gabinete do prefeito, falo sobre a escola Stela Figueiredo, no bairro Várzea. O que a gente solicita é a captação de agua pluvial, o que deve ser observado também é o recuo do muro.