Conexão 5G, que deve chegar em julho deste ano, deve ampliar demanda por profissionais da área de telecomunicações e informática nos próximos anos
Com as portas abertas para a conexão 5G, o Brasil agora precisa investir na capacitação de profissionais qualificados para atuar no setor. A grande aposta do setor das telecomunicações, que já vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, deve proporcionar a criação de milhares de vagas de emprego em diversas funções.
De acordo com um estudo realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até 2025 o setor de tecnologia vai demandar 797 mil profissionais. As tecnologias maduras, Big Data & Analytics, Nuvem e Web Mobile serão as que mais demandarão novos profissionais nesses cinco anos.
Muitas dessas funções serão possibilitadas pela chegada do 5G ao Brasil – a previsão é de que a tecnologia chegue até julho deste ano nas capitais brasileiras. Contudo, há um desequilíbrio entre o número de formados e a demanda, por isso, a estimativa é de que haja um déficit anual de 106 mil vagas.
A pesquisa mostra ainda que o saldo de empregos formais, até setembro de 2021, superou em 183% o resultado de 2020. Em nove meses do ano passado, o setor gerou mais de 123 mil vagas, ante 43,6 mil de 2020.
Além disso, o setor é atrativo por ser um dos melhores pagadores. A remuneração média do subsetor de serviços de alto valor agregado é de R$ 5,8 mil, ou seja, 2,9 vezes superior ao salário médio nacional de R$ 2.001, conforme informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Demanda vai ser ampla
O presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, explica que o crescimento desse mercado se dá pela mudança na forma de comunicação. Antes, o foco das telecomunicações era na telefonia, hoje, se expande para as aplicações (ferramentas de realidade virtual e aumentada, internet das coisas, etc).
Em cima dessa plataforma existem vários negócios sendo realizados, vários setores atuando no que hoje ainda é o 4G. O 5G vai expandir essa possibilidade de aplicações, não só o volume de aplicações como também a qualidade das aplicações. O volume de emprego já vem aumentando, a tendência agora é ser ainda maior”.