hegou a vez da região do distrito do Bairreiro receber o castramóvel para castração gratuita de cães e gatos.
A Prefeitura de Sete Lagoas segue com a castração gratuita de cães e gatos, desta vez, na região do Barreiro (na Capela Senhor Bom Jesus), nesta terça e quarta, dias 26 e 27 de abril, de 08h às 16h, seguindo cronograma iniciado em julho do ano passado e que já realizou mais de 2 mil cirurgias por meio do Castramóvel e da sala cirúrgica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Nesses dias o Castramóvel irá atender a famílias de baixa renda da região do Barreiro e região (Barreiro de Baixo, Barreiro de Cima, Jardim Carolina, Pousada do Sol e Florabela), portanto, é preciso apresentar, além de documento de identidade e comprovante de endereço, o comprovante de renda de no máximo dois salários mínimos. São entregues 30 senhas por dia. O veículo, totalmente equipado com uma sala de cirurgia, já percorreu os bairros Vale do Aritana, Itapuã I, Itapuã II, Alvorada, Planalto, São Francisco, Carmo II, Manoa, Orozimbo Macedo, Jardim dos Pequis, Belo Vale, Nova Cidade, Santa Luzia, Recanto da Serra, Vila Ipê, região do Cidade de Deus, Interlagos, Montreal e Emília.
“Ministramos uma palestra explicativa sobre o processo, os cuidados pós cirúrgicos e medicamentos recomendados. Os animais são triados e uma rápida avaliação clínica é realizada, incluindo o teste de leishmaniose. Em seguida, são sedados e então ocorre a castração, que tem a duração de aproximadamente 15 minutos”, explica a coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira. Lembrando que não passam pela triagem as cadelas com mais de 20kg ou que estejam no cio, além de fêmeas gestantes e cadelas muito obesas. Patrícia explica ainda que, caso o animal já tenha sido testado recentemente para leishmaniose, seu tutor deve levar o resultado negativo, válido por até 30 dias, e os animais devem estar em jejum.
Após a cirurgia, o animal fêmea deve sair do local com uma roupa cirúrgica vestida sobre o curativo para preservar os pontos. Caso o tutor não tenha, pode levar uma blusa de malha que a equipe do CCZ confecciona na hora. Já o macho deve sair com o colar Elizabetano, que o tutor deve levar de casa. A retirada dos pontos cirúrgicos é feita após 15 dias, no próprio Castramóvel. Moradores de outros bairros devem realizar o cadastro no site da Prefeitura, disponível todo dia 15, a partir das 8h, no http://zoonoses.setelagoas.
Os próximos bairros a receber o Castramóvel ainda este ano são: Santo Antônio e Santa Rosa em maio; Itapuã I e II e Vale do Aritana em junho; Alvorada e São Francisco em julho; Planalto e JK em agosto; Del Rey, Anchieta, Brasília e Industrial em setembro; Belo Vale II, Jardim dos Pequis e Verde Vale em outubro; Belo Vale I, Iraque e Orozimbo Macedo em novembro; e Santa Luzia em dezembro. Os locais exatos ainda serão definidos.