Iniciativa reúne jovens regentes de várias partes do Brasil e do mundo para acompanhar a prática de uma orquestra profissional
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais promove, até quarta-feira (13/4), o 13º Laboratório de Regência, atividade pioneira no Brasil, que possibilita a jovens regentes ter, sob sua batuta, uma orquestra profissional e aprender, na prática, os desafios da regência. Ao todo, foram 40 inscritos, de 26 cidades brasileiras e países como Alemanha e Estados Unidos.
André Bachur (São Paulo-SP), Daniel Lima (Belém-Pará), Fernando Mathias (Santo André-SP) e Marcelo Falcão (Berlim-Alemanha), regentes desta edição, participam de ensaios e aulas técnicas ministradas pelo diretor artístico e regente titular da Orquestra, maestro Fabio Mechetti, junto a outros oito ouvintes de várias partes do Brasil.
“Praticamente não existe experiência semelhante no Brasil, e em poucos lugares do mundo, em que regentes com uma experiência ainda pequena têm a oportunidade de aprender diante de uma orquestra profissional do nível da Filarmônica”, destaca Mechetti. “Além disso, oferecemos a chance de se apresentarem em concerto, algo ainda mais inusitado e extremamente motivador para aqueles que participam. Embora concentrado em poucos dias de trabalho, o Laboratório de Regência confere a seus participantes uma experiência única, intensa, prática, eficiente, que faz com que dezenas de jovens regentes nos procurem ano após ano”, afirma o maestro.
Concerto gratuito
O Laboratório de Regência será encerrado com um concerto gratuito aberto ao público, na quarta-feira (13/4), às 20h30, na Sala Minas Gerais. A apresentação também terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube.
A distribuição de ingressos será feita exclusivamente pela internet, pelo link fil.mg/laboratorio2022, limitada a dois ingressos por pessoa. Veja mais orientações no “Guia de Acesso à Sala”, no site da Orquestra.
Aulas práticas e teóricas
O Laboratório de Regência consiste em aulas teóricas e práticas. Os regentes recebem orientações teóricas e técnicas do maestro Fabio Mechetti e as praticam em ensaios com a Orquestra. Nas 12 edições já realizadas, 156 jovens regentes de todo o país viveram essa experiência com a Filarmônica de Minas Gerais. Alguns deles participaram da iniciativa mais de uma vez.
Este projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Cemig, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é do Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e governo federal. Já a programação educacional tem o apoio do programa Amigos da Filarmônica.
Serviço
Concerto de encerramento – 13º Laboratório de Regência da Filarmônica de Minas Gerais
Gratuito
Data: 13/4/2022 (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1.090 – Barro Preto – BH/MG)
Transmissão: ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube
Informações gerais: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br