A Prefeitura recebeu, na sexta-feira, 8, o pré-projeto do seu Centro Administrativo que será um dos mais modernos do país.
A Prefeitura de Sete Lagoas está muito perto de realizar um sonho de décadas. Foi apresentado nesta sexta-feira, 8 de julho, o pré-projeto do Centro Administrativo Municipal, que será um dos mais modernos do Brasil. A proposta está no plano de governo da atual gestão e começa a sair do papel nos próximos meses.
O pré-projeto foi elaborado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a AC Arquitetura após um minucioso estudo realizado em toda estrutura administrativa da Prefeitura e também do SAAE.
O Centro Administrativo terá uma área construída de 22.744,56 m² dentro de um terreno institucional de 62.195,41 m². O prédio principal será composto de subsolo e quatro pavimentos onde serão instaladas as secretarias municipais, Procuradoria e Controladoria. Ainda serão construídos dois anexos onde haverá um auditório para 400 pessoas, a sede da Guarda Civil Municipal e a Biblioteca Pública Municipal. O levantamento da FGV mostra que a estrutura deve abrigar cerca de 1.400 servidores.
O Centro Administrativo tem como conceitos sustentabilidade, acessibilidade, praticidade e economia. Todas as repartições serão totalmente acessíveis seguindo as regras para mobilidade de pessoas com deficiência, haverá placas fotovoltáicas para produção de energia e um sistema inteligente garantirá o reuso de água para situações específicas. Além disso, haverá um estacionamento com capacidade para 410 vagas.
O pré-projeto impressiona por sua beleza arquitetônica que tem traços modernos e uma estrutura totalmente planejada onde servidores e o público em geral poderão circular e tratar de todas as demandas administrativas com o Município.
“Atualmente a Prefeitura é toda dividida e isso traz um grande tormento para muitas pessoas. Este é mais um grande passo para desburocratizar a máquina pública”, avalia Duílio de Castro.
O Centro Administrativo ainda será cercado de atrações dentro da própria área institucional. Uma esplanada, praça com chafariz, área de lazer, parque natural, lagoa e heliponto integram o pré-projeto que, brevemente, será transformado em projeto básico.