Em um estudo publicado na revista científica Athritis & Rheumatology na última quinta-feira (17), pesquisadores do National Institutes of Health (NIH) descreveram a descoberta de autoanticorpos responsáveis por causar coágulos sanguíneos em pacientes com covid grave.
A equipe analisou amostras de 250 pessoas internadas com covid-19 e comparou com 100 amostras saudáveis. O primeiro grupo de amostras contou com índices elevados de autoanticorpos antifosfolípides, o que preocupou os pesquisadores, principalmente por conta do surgimento de coágulos sanguíneos nas artérias e veias.
O que acontece é o seguinte: o sistema imunológico produz anticorpos, que são proteínas destinadas a responder contra um agente invasor do organismo. Já o autoanticorpo é como um anticorpo que não deu certo: é produzido pelo sistema imunológico da mesma forma, mas em vez de proteger, acaba agindo contra as proteínas do próprio organismo.
Segundo comunicado do próprio National Institutes of Health, os pesquisadores acreditam que estudos futuros podem explorar os benefícios potenciais da triagem de pacientes com covid-19 ou outras formas de doença crítica associadas a autoanticorpos.
“Isso pode ajudar a identificar pacientes em risco de coagulação sanguínea extrema, inflamação vascular e insuficiência respiratória. Estudos correspondentes poderiam então avaliar os benefícios potenciais de fornecer a esses pacientes tratamentos para proteger os vasos sanguíneos ou ajustar o sistema imunológico”, estimam os autores do estudo.
Fonte: Athritis & Rheumatology, National Institutes of Health