A Educação Municipal realizada ações especiais com objetivo de identificar eventuais obstáculos que possam ter surgido com o aprendizado com aulas remotas em função da pandemia.
Com o objetivo de identificar eventuais dificuldades no aprendizado ocorridas durante o período de aulas remotas em função da pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2021, a Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura – aderiu às Avaliações Diagnósticas e Formativas do Ministério da Educação (MEC) e CAEd/UFJF.
Em Sete Lagoas, foram aplicados os testes para todos os alunos de 1° ao 9° ano e EJA – Educação de Jovens e Adultos entre os dias 21 e 25 de fevereiro. Já na Educação Infantil, a avaliação segue sendo feita por meio de observação e atividades diversificadas, de acordo com os Campos de Experiência do CRMG – Currículo Referência de Minas Gerais.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Teixeira, as avaliações diagnósticas apoiam as redes de ensino na retomada das aulas presenciais e na recomposição das aprendizagens. “A plataforma CAEd/UFJF reúne os cadernos dos testes das Avaliações Formativas do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam aos professores e aos gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens”, explica. Na plataforma é ainda possível monitorar o andamento dos programas Tempo de Aprender e Brasil na Escola.
Para a diretora da Equipe Pedagógica da Secretaria, Márcia Veiga, a aplicação dos testes é muito importante pois, após um período de pandemia, com atividades não presenciais, ficaram algumas lacunas. “Assim, teremos uma dimensão da situação de cada aluno. A partir dos dados obtidos, estamos realizando esta semana o planejamento das atividades pedagógicas que irão auxiliar nesse processo de alfabetização de nossas crianças e adolescentes do EJA”, completa. Entre as ações planejadas para começarem já na próxima semana, estão a adoção do tempo integral em algumas escolas e a aplicação do programa Tempo de Aprender, do Governo Federal, que visa melhorar a qualidade da alfabetização nas escolas públicas do país.
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