Com cerca de 1,1 quilômetro de diâmetro, 7482 (1994 PC1) foi descoberto em 1994
Um asteroide com cerca de 1,1 quilômetro de diâmetro deve passar próximo ao planeta Terra nesta terça-feira (18), segundo a agência espacial norte-americana, a Nasa. Apesar do tamanho e de ser considerado potencialmente perigoso, não há risco de colisão.
Conforme dados da Nasa, a última vez que ele passou mais próximo à Terra foi em 17 de janeiro de 1933, quando ficou a cerca de 1,1 milhão de quilômetros de distância. A próxima vez que o corpo rochoso passará mais perto do nosso planeta será em 2105 — a cerca de 2,3 milhões de quilômetros de distância.
Embora seja improvável que o 7482 (1994 PC1) seja visível a olho nu, pode ser possível localizá-lo com pequenos telescópios. De acordo com o site Canal Tech, o melhor horário para observá-lo é a partir das 20h30min. A aproximação do objeto pode ser acompanhada também por meio de uma transmissão ao vivo do The Virtual Telescope Project em vídeo.
Segundo a Nasa, asteroides são tipicamente compostos de materiais rochosos, empoeirados e metálicos. A maioria orbita dentro do cinturão de asteroides principal, entre as órbitas de Marte e Júpiter, mas alguns seguem caminhos que circulam no interior do sistema solar (incluindo asteroides próximos à Terra) e outros permanecem fora da órbita de Netuno.
No ano passado, a agência iniciou a missão DART, ou Missão de Teste de Redirecionamento de Asteroide Binário (tradução do inglês). O objetivo é testar o potencial tecnológico humano para alterar a trajetória de um asteroide com potencial de colisão com a Terra.