Maioria dos chamados foram sobre alistamento eleitoral, regularização e certidão de quitação
Em 2021, os canais oficiais de atendimento do TRE (Disque-Eleitor, Fale Conosco e Ouvidoria) atenderam 113.110 demandas, por meio de telefone, WhatsApp e sistema on-line). Desse total, houve 101.306 ligações para o Disque-Eleitor. Os outros 11.804 chamados foram direcionados à Ouvidoria.
Disque-Eleitor
Nas ligações para o Disque-Eleitor de janeiro a dezembro de 2021, as informações mais procuradas foram quanto ao alistamento eleitoral (25.471 – 25,1%), seguido pela regularização de títulos cancelados ou suspensos (16.619- 16,04%) e, em terceiro lugar, certidão de quitação eleitoral (11.301 – 10,9%).
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os telefones são 148 ou (31) 2116-3600.
Ouvidoria
Dos chamados atendidos pela Seção de Suporte à Ouvidoria, 5.468 foram direcionados ao sistema Fale Conosco. Os assuntos mais demandados foram certidões da Justiça Eleitoral, justificativa e regularização, alistamento eleitoral, 2ª via ou alteração do título.
Pelo telefone, foram 3.430 atendimentos. Pelo WhatsApp, 2.213. E pelo sistema on-line foram 693 demandas registradas. Entre as demandas do sistema, houve 468 solicitações, 124 reclamações, 35 denúncias, 34 solicitações relativas a Lei de Acesso à Informação, 20 elogios, 10 sugestões e duas solicitações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
Saiba mais sobre os canais de interação do TRE.
Redes sociais e site
As redes sociais utilizadas pelo TRE-MG, além de serem páginas de veiculação de notícias e informações sobre a Justiça Eleitoral, com destaque para a Justiça Eleitoral mineira, também são canais de interação com a população, por meio de comentários e mensagens.
Houve crescimento em todos os perfis do Tribunal em 2021. Confira a comparação no número de seguidores entre 2020 e 2021. A data usada como referência para medição é 31 de dezembro.
Rede | Seguidores em 2020 | Seguidores em 2021 |
Facebook (TRE Minas) | 21.298 | 21.700 |
Instagram (@tre_minas) | 14.500 | 16.200 |
Twitter (@TREMinas) | 9.874 | 10.100 |
YouTube (TRE-MG) | 7.750 | 9.530 |
Já o site do TRE registrou um total de dois milhões de usuários e 10.875.663 de visualizações de páginas. As páginas mais acessadas foram:
– Título Net: 1.469.284
– Certidão de quitação: 466.083
– Agendamento de atendimento nos cartórios: 450.230