Facebook Twitter Instagram
    TV Sete Lagoas TV Sete Lagoas
    • Início
    • Sobre
    • Notícias
    • Programação
    • Aplicativo
    • Contato
    TV Sete Lagoas TV Sete Lagoas
    Home»Tecnologia»iFood é liberado pela Anac para fazer entregas por drone no Brasil
    Tecnologia

    iFood é liberado pela Anac para fazer entregas por drone no Brasil

    adminBy adminjaneiro 25, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    As entregas com drones estão cada vez mais próximas. O iFood é a primeira empresa das Américas a receber autorização para fazê-las. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a empresa pode usar os dispositivos para rotas de até 3 km e cargas de até 2,5 kg em todo o país.

    Essa autorização é inédita no mercado e no continente. As entregas podem ocorrer inclusive em ambientes urbanos, desde que sejam mantidas as margens de segurança estabelecidas no projeto. “É um marco histórico na aviação e no desenvolvimento da sociedade”, diz Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood.

    Os drones fazem apenas parte do trajeto: eles levam os pedidos até uma área específica e segura para pousos e decolagens de drones, um droneporto. Lá, o pedido é coletado por um entregador do iFood que o transporta até o cliente. “A mudança deve agilizar as entregas com o uso de modal aéreo em parte das rotas.”

    Roberto José Honorato, superintendente de aeronavegabilidade da Anac, destaca que, no processo que levou à aprovação, as características técnicas foram exploradas, com base em requisitos de segurança. “A utilização de drones para entrega de mercadorias é uma das mais esperadas aplicações da tecnologia. O Brasil está na vanguarda”, aponta.

    Em teste desde 2020

    A opção está em teste no iFood desde 2020: foi a primeira foodtech a fazer entregas com drones. O primeiro Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) foi obtido ainda em 2020 e incluía voos experimentais no Shopping Iguatemi de Campinas (SP).

    Durante o teste, foram realizadas mais de 300 entregas de pedidos enviados a mais de 20 restaurantes parceiros na região. Todas as operações são realizadas pela Speedbird — os profissionais da companhia são habilitados e preparados para a aeronavegabilidade segura de drones.

    Já em 2021, o trajeto entre duas cidades diferentes foi testado pela primeira vez. As localidades envolvidas foram Aracaju e Barra dos Coqueiros. Lá, o drone partia do Shopping RioMar Aracaju, atravessava o rio Sergipe e percorria 2,8 km até Barra dos Coqueiros. Isso permite evitar o trânsito na capital sergipana: a viagem pelo ar leva 5 minutos e 20 segundos contra os 25 a 55 minutos do trajeto terrestre.

    O processo de autorização foi desenvolvido ao longo de oito meses. Como é um tipo de operação novo, a avaliação abrangeu diferentes preocupações de segurança. A Anac acompanhou quatro ensaios: três em São José dos Campos (SP), para análise das características técnicas da aeronave, e um em Aracaju (SE), para avaliação operacional.

    Por: canaltech

    Ouça
    este post
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    admin
    • Website

    Related Posts

    Nasa investiga problema misterioso na sonda Voyager 1, lançada em 1977

    maio 19, 2022

    “DIGITALIZA MINAS” FOI LANÇADO EM LEOPOLDINA, NA ZONA DA MATA

    maio 19, 2022

    Governo dos Estados Unidos quer mais investigações sobre OVNI

    maio 18, 2022

    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2022 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.