O Spotify está fechando o Spotify Studios, seu estúdio proprietário de podcasts. O segmento da empresa, que possui entre 10 a 15 funcionários nos Estados Unidos, terá as atividades encerradas oficialmente dia 21 de janeiro.
Alguns desses funcionários foram realocados na própria Spotify, mas os trabalhadores que não se encaixarem em outros departamentos serão demitidos com rescisão equivalente a dois meses de salário.
O Spotify se tornou uma fortíssima plataforma agregadora e de distribuição de podcasts. Em comentário ao The Verge, um dos funcionários dispensados afirmou que, com diversos estúdios entregando programas de sucesso de maneira consistente, o serviço de streaming optava por investir pesado na divulgação desses programas e deixava de lado os produtos da casa.
A Spotify Studios conta com alguns podcasts extremamente relevantes no Brasil, como o “Boletos Pagos com Nath Finanças” e o “Mano a Mano” do Mano Brown, mas a divulgação mais pesada por aqui também acaba sendo de programas de outros estúdios, como o Nerdcast do Jovem Nerd.
Pioneiros! Há 10 anos rolou a primeira partida de RPG no Nerdcast (@jovemnerd). Quem aí lembra?
Segue o fio desse #SpotifyThrowback ?? pic.twitter.com/RxbURABV9J— Spotify Brasil (@SpotifyBrasil) March 24, 2021
A empresa ainda não comentou a informação e sequer divulgou oficialmente o fim das atividades da Spotify Studios, então não está claro se a decisão afetará podcasts de outros países com o selo Original Spotify.