A dupla Ivan Luiz (Patri) e Roney do Aproximar (PSL) são, a partir de agora, respectivamente, líder e vice-líder do Executivo na Câmara Municipal. Durante a Reunião Ordinária desta semana o 1° secretário Ismael Soares (PSD) leu ofício do prefeito Duílio de Castro oficializando a representação.
Até 2021 Rodrigo Braga (PV) desenvolvia a função e agradeceu pela confiança. Na sua comunicação pessoal, Braga reconheceu “que foi de grande representatividade para mim a indicação do prefeito que convidou um rapaz pobre, gay e de periferia para ser seu representante”. Rodrigo aproveitou o espaço e desejou sucesso a Ivan na sequência do trabalho. “Não tenho dúvida que fará um bom tempo nesta Casa”.
Na pauta de votação todos os textos foram aprovados. O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 537 de 2021 passou com votos contrários de Junior Sousa (MDB), Carol Canabrava (Avante), Heloísa Frois e Ivson Gomes do Cidadania. A proposta “revoga a lei nº 8.992, de 13 de novembro de 2019, que “dispõe sobre a extinção da Companhia Regional de Habitação de Sete Lagoas S/A – COHASA”.
Na sequência você acompanha o que os parlamentares destacaram durante a comunicação pessoal. A pauta completa pode ser acessada pelo link.
João Evangelista (PSDB): Agradecer a cada manifestação dos vereadores pela perda da minha mãe Maria Pereira Lemos nos deixou na última quarta-feira depois completar 92 anos. A todos os colegas agradeço pela manifestação é um momento difícil que a gente passa, nosso alicerce. Minha mãe é era como um esteio para a família.
Ismael Soares (PSD): Quero começar minha fala para parabenizar Rodrigo Braga pelo belo trabalho que fez como líder do prefeito, tem que estar todos os dias atrás das informações, não é fácil ser líder e Rodrigo desempenhou bem o papel. E desejar sucesso para o novo líder, Ivan Luiz, tenho certeza que o prefeito está bem representado aqui na Câmara.
José de Deus (REP): Quero deixar meus sentimentos ao vereador João Evangelista pela perda da mãe, que Deus abençoe toda a família. Agradecer ao trabalho executado pela Codesel e Meio Ambiente em atendimento a este vereador realizaram serviço de poda, fica aqui registrado meus agradecimentos ao serviço. Agradecer ao município e faculdade UNA pelos mais de 3.500 testes realizados no centro de testagem.
Sílvia Regina (PSC): Hoje venho agradecer a todos que me ligaram que me deram parabéns pelo meu trabalho e que me deram mais fortalecimento para continuar. Sílvia tem um nome, tem raiz. Ai daquele que tenta denegrir a minha imagem, que não sabe o fundo da verdade. Sou mulher que tenho raiz. Ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto. Há mais de 20 anos faço um trabalho social. E agradeço a todos que me seguem e me mandaram mensagens.
Roney do Aproximar (PSL): Estou aqui porque tive informações de que amanhã uma TV estará no bairro Alvorada. Estou aqui para representar o povo e estou para dar minha cara a tapa, recebo meu salário e presto serviço honestamente para a população. Não devemos enriquecer do erário público e sim trabalhar para a população. Nós vereadores vamos solicitar e requerer e a execução é parte do prefeito.
Janderson Avelar (MDB): Prestar meus sentimentos a família do João Evangelista. Parabenizar o vereador Ivan e o Roney que vão atuar como lideranças do Executivo. Parabenizar o Rodrigo Braga o trabalho não é fácil. Parabenizar nossos artistas, atletas e caravanas em nome do Marcos Rocha que nos representou no mundial de clubes e citou Sete Lagoas. Vejamos o quanto é importante criarmos uma bolsa incentivo em nossa cidade para que os que precisam possam ser ajudadas pelo município e nos representar.
Ivan Luiz (PATRI): Inicio minha fala agradecendo o prefeito pela confiança em mim depositada pela indicação da liderança. Quero fazer uma política de coalisão respeitando as opiniões e a democracia. Acredito na administração do prefeito, acredito eu que ele está bem intencionado e que a cidade irá melhorar e muito. Por isso aceitei com muita honra e indiquei o Roney que não titubeou. Vamos exercer o papel com muita transparência.
Junior Sousa (MDB): Desejar as boas-vindas ao coronel Murilo César, participamos da transição do comando e agradeço ao trabalho desenvolvido pelo Cel. Marinho. Destacar o time do Montreal, campeão da Copa Eldorado. Tem muita gente pedindo paciência com os buracos, queria pedir paciência também quando chegarem as contas para pagar.
Heloísa Frois (Cidadania); Quero falar sobre ausência de médicos no posto do Luxemburgo. As pessoas não estão sendo atendidas. O telefone da ouvidoria para as pessoas fazerem a reclamação não está atendendo e o problema persiste. Espero que sejam tomadas providências o quanto antes. Sobre tapa buracos a massa asfáltica está cara. Cada vez que se tampa um buraco na chuva, vai embora o asfalto e o dinheiro da população. Temos que ter paciência. Tem escola em Fazenda Velha com o telhado estragado, assim como no Caic, caiu uma cachoeira lá dentro com essa chuva.
Carol Canabrava (Avante): Gostaria de falar da atitude do secretário (de Saúde) e do prefeito sobre o centro de testagem que foi fechado por baixa procura. Está na hora de o prefeito e o secretário serem mais transparentes. Precisam falar qual a realidade. Primeira semana foram 900 testes, na segunda semana mais de 200 por dia. Vai fechar, fecha, mas explica a população que é por má gestão. Agora vão sobrecarregar os postos de saúde e a população vai pagar a conta. Prefeito passe qual a real situação do fechamento de cento de testagem.
Gilson Liboreiro (SD): Quero dizer que esta Casa tem a preponderância de fazer políticas públicas. Esse é o principal trabalho nosso além da fiscalização. Nosso país passa por grande crise, 27 milhões de pessoas estão abaixo da linha da pobreza, com renda mensal menor de R$ 57. Possivelmente em Sete Lagoas são 30 mil pessoas abaixo da linha da pobreza. A pandemia não é responsabilidade da população, dos governantes. Mas temos que fazer políticas públicas que possam melhorar a qualidade devida dessas pessoas.
Caio Valace (Podemos): Dia de alegria uma vez que estamos trabalhando na fase de implantação do programa Frente de Trabalho. Programa de nossa autoria que foi recepcionado pelo prefeito dado a sua importância no contexto social que foi muito bem colocado pelo Gilson, vivemos um momento diferenciado. Quando falamos de pobreza temos que nos ater que nossa cidade tem um quadro terrível, temos seis mil famílias com uma renda per capita de até R$ 89. São 13 mil famílias que tem renda abaixo da linha da pobreza, um contingente de 20 mil famílias sem expectativa no mercado de trabalho. No programa Frente de Trabalho vamos setorizar e buscar as pessoas cadastradas no cad único para atuarem com a Codesel.
Rodrigo Braga (PV): Agradecer o prefeito Duílio de Castro pela oportunidade de ser líder, foi extremamente significativo e importante. É importante lembrar de onde vim e fui escolhido por um prefeito isso diz muito da pessoa dele que escolheu um rapaz pobre e gay para ser seu representante. Foi muito significativo. Aprendi mais sobre o proejo de governo e o desenvolvimento da cidade. Parabenizar Ivan que agora ocupa o cargo de líder, não tenho dúvida que fará um bom tempo na Casa.
Ivson Gomes (Cidadania): Me voltar aos servidores do município porque, infelizmente, por conta da pandemia a lei 173 restringiu muitos direitos dos servidores, mas não existe mais. E ressaltar que o prefeito ainda não realizou o pagamento do triênio para quem teve esses benéficos tolhidos. Os servidores têm nos cobrado porque não receberam. Requeri ao prefeito solicitando informação porque é um direito do funcionalismo que não é valorizado. Em janeiro todos esperando receber e não veio. Que o prefeito possa rever isso.
Pr. Alcides (PP): Fazer menção porque no dia 10 de maio de 2021 este vereador visitou, com o secretário de Obras, a Rua Equador. Na ocasião que pudemos constatar in loco várias rachaduras comprometendo comércios e algumas residências desde 10 de maio do ano passado. Foi feita uma sondagem, um estudo, mas, até agora, infelizmente, a comunidade da região ainda não obteve a atenção que esperavam obter na solução dos problemas. Continuam as casas com as rachaduras, os comércios e as calçadas. Faço um apelo ao prefeito que voltem as atenções para tal para buscar solução.