A Meta deve trocar o nome do “Feed de Notícias” do Facebook, principal parte do serviço no qual os usuários observam e interagem com as publicações de amigos, páginas e grupos. A ideia é que o local passe a ser chamado apenas de “Feed”, em uma estratégia de simplificação e alinhamento com o Instagram.
O nome “Feed de Notícias” vigora desde a introdução do serviço, há cerca de 15 anos, mas não faz muito sentido do ponto de vista prático. Com as constantes mudanças do algoritmo, o que menos se vê no local são notícias ou posts de empresas, já que o Facebook dá preferência para publicações de amigos ou familiares.
Esta troca não deve afetar a experiência do aplicativo nem impactar no tipo de conteúdo exibido. O Instagram já usa o nome “Feed” para diferenciar as publicações da página inicial do Stories e do Reels, portanto haverá uma unificação de termos.
Notícias ou atualizações?
A mudança, contudo, pode refletir um sério e recorrente problema da plataforma: as fake news. Usar o nome notícias para classificar opiniões ou “achismos” dos seus amigos é uma forma nada eficaz de combater a desinformação, que usa o Facebook e o WhatsApp (duas ferramentas da Meta) como trampolim para se alastrarem.
Aparentemente, as pessoas estão mais propensas a acreditar em conteúdos que seus amigos publicam no “Feed de Notícias” do que as notícias de veículos jornalísticos consagrados. Ao tirar o termo notícias, isso deixa a proposta da área mais aberta e tira o caráter noticioso de opiniões ou boatos.
Aliás, o Facebook já foi acusado de ter um algoritmo que dá preferência a opiniões extremistas, porque sabe que isso gera mais engajamento. Essa foi uma das revelações feitas por uma ex-funcionária da empresa, Frances Haugen, que embasou seus relatos em pesquisas internas conduzidas pela própria rede social.
Fonte: Facebook