Os vereadores de Sete Lagoas começaram as Reuniões Ordinárias em 2022 no mesmo ritmo que encerraram o último ano, com muitos debates e vontade de promover políticas públicas para o avanço do município. Assim foi o encontro desta terça-feira (08) que, por força da pandemia, aconteceu de modo virtual.
Na pauta de votações 11 propostas demandaram a atenção dos parlamentares. O Projeto de Lei Ordinária 537/2021 foi o único a sair da pauta de votação. O presidente do Legislativo, Pr. Alcides (PP), acatou pedido de vistas apresentado por Junior Sousa (MDB). Os demais foram aprovados por unanimidade. Mais de 4.700 proposições também aprovadas.
O PLO que saiu por vistas “revoga a lei nº 8.992, de 13 de novembro de 2019, que “dispõe sobre a extinção da Companhia Regional de Habitação de Sete Lagoas S/A – COHASA”. A pauta completa pode ser acessada pelo link que segue.
O vereador Ivson Gomes (Cidadania) também não conseguiu emplacar um Requerimento para criação de uma sindicância no Legislativo. O objetivo era criar “nos termos do artigo 104 do Regimento Interno desta casa, comissão de sindicância para investigar possíveis irregularidades no funcionamento do projeto Horta Social”.
Abaixo você acompanha os destaques dos parlamentares durante a comunicação pessoal.
José de Deus (REP): Destacar o trabalho da Comissão Especial para revisão do código tributário que no dia 28 de dezembro entregou a minuta do texto ao prefeito. Que em 2022 possamos aprovar esse projeto que será um marco para o desenvolvimento econômico desta cidade. Estamos trabalhando para cum código novo e moderno para criar emprego e gerar renda.
Roney do Aproximar (PSL): Quero falar que estive em uma reunião produtiva no ESF do Alvorada junto com o coordenador da atenção primária. O ESF tem muitas situações não resolvidas como marcação de consultas, exames e tratamento humanitário. Conversamos com a população que precisa nos ajudar, sabemos das dificuldades dos médicos. Chegamos em um consenso para funcionar com um atendimento mais humanizado sem contendas com a população.
Eraldo da Saúde (Patri): Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento de Maria Alice filha do nosso colega Sr. Bruno, cardiologista. Desejo que Deus conceda alívio no coração de todos e meus pêsames aos familiares.
Janderson Avelar (MDB): Com grande satisfação que começamos mais um ano legislativo. Trabalhei no recesso e meu gabinete segue atendendo a todos. Espero que seja um ano produtivo de projetos e ações. Em referência a população continuarei o trabalho pela população, tive reuniões produtivas com o Robson (presidente) do SAAE, secretário de Meio Ambiente levando as demandas.
João Evangelista (PSDB): A Covid ainda não acabou, é necessário manter a vigilância, o uso da máscara e a higiene frequente das mãos.
Junior Sousa (MDB): Nas últimas duas semanas fiz várias visitas a bairros da cidade que vive um caos durante as chuvas. Pedimos ano passado para a prefeitura mapear as áreas de risco, pontos de alagamentos e não foi o que a gente viu. Não existe nenhuma informação com essas áreas que são perigosas. Volto para falar da importância dessa sinalização. Estamos recebendo várias pessoas de fora da cidade e sou muito procurado sobre infraestrutura.
Sílvia Regina (PSC): Para desejar a todos que tenhamos um ano de muito trabalho, muita prosperidade e que Deus nos abençoe e fortaleça a cada dia. A pandemia ainda não cessou, é cansativo, mas precisamos falar. Eu tive Covid, minha família pegou e precisamos cuidar.
Gilson Liboreiro (SD): Desejar um ano de muito trabalho e força para o bem da população. Precisamos reformular políticas públicas para a população que mais precisa. Ano passado tivemos um trabalho arrastado espero que nós, vereadores, tenhamos essa consciência na construção para o morador que tem dificuldade, precisamos buscar essa via. É o que desejo para 2022.
Carol Canabrava (Avante): Queria falar de importante requerimento que será votado e que solicita informação sobre o cronograma da avenida Marechal Castelo Branco, uma obra inacabada, precisa de sinalização para informar que a obra está inacabada. Uma licitação foi feita para a obra de R$ 8 milhões e o valor já está investido. Fica a nossa pergunta sobre o valor total investido. Precisa ser uma obra funcional.
Heloísa Frois (Cidadania): Quero falar da ausência dos radares nos portais de entrada da cidade. Não houve posicionamento da prefeitura sobre a licitação, não vimos mais o andamento. Os portais são de extrema importância para a segurança na cidade. Gostaria que o Executivo se pronunciasse sobre isso. Sobre a ausência de médicos recebi várias denúncias e vamos acompanhar e solicitar da secretaria um posicionamento.
Ivan Luiz (Patri): A cidade não suporta mais fechar qualquer porta de comércio. Em relação a mobilidade urbana dizer sobre a Castelo Branco que estive com o prefeito e o projeto vai iniciar ainda este mês e parece que também o viaduto será reformado, como pedido da vereadora Heloísa Frois. Será prestado conta, sim. A Castelo Branco está em vias de fato de acontecer e que seja o mais breve possível. Mobilidade urbana nos preocupa e precisamos fazer de forma definitiva.
Caio Valace (Podemos): Trazer a boa notícia que todas as questões contratuais para a associação de catadores de material reciclado estão bem encaminhadas. A partir daí começamos a fazer um prognóstico positivo do ponto de vista do número de pessoas que poderão ser contratadas pelas associações de material reciclado. Hoje tem por volta de 32 trabalhadores e temos um prognóstico de poder passar para 100 o número de trabalhadores e a consequência é uma coleta maior de resíduos.
Ismael Soares (PSD): Sabemos que vivenciamos um ano difícil, de muita tragédia. É um ano difícil que a pandemia voltou forte, ano de copa, ano de eleição, difícil de trabalho, mas não podemos abaixar a cabeça. Parabenizar equipe da saúde, temos que falar. Ir em cidades vizinhas e falar que lá é bom, é difícil porque somos referência para 35 municípios. Temos que dar condições de trabalho para o prefeito. Buscar parcerias com deputados. Que possamos trabalhar em harmonia durante este ano.
Ivson Gomes: Renovar meu compromisso com a população de continuar meu mandato com ética, coerência e transparência. Meu compromisso é com Deus e a população de Sete Lagoas. Esse período de fim de ano vivemos incertezas como o rateio do Fundeb. Nosso presidente sancionou a lei que mudou algumas diretrizes sobre o assunto, houve inúmeros questionamentos. Tenho um pedido de auditoria para ser votado para que possamos averiguar se houve alguma injustiça ou algum tipo de favorecimento como recebi denúncias.
Pr. Alcides (PP): A Rua Benjamim Constant é uma rua de alto tráfego, de acesso a vários bairros. Ali tem que ser na realidade resolvido definitivamente em toda a sua extensão. Está intransitável. Mando aqui meu recado, minha contribuição, para a secretaria de Obras para que observe a Rua Benjamim Constant. Ao SAAE chamo atenção ao projeto de captação de águas pluviais e rede de esgotamento sanitário da Rua Sonego Guiscem e Rua Baldim, no bairro Anchieta.