Facebook Twitter Instagram
    TV Sete Lagoas TV Sete Lagoas
    • Início
    • Sobre
    • Notícias
    • Programação
    • Aplicativo
    • Contato
    TV Sete Lagoas TV Sete Lagoas
    Home»News»TRE conclui primeira etapa de estudos da revisão do rezoneamento
    News

    TRE conclui primeira etapa de estudos da revisão do rezoneamento

    adminBy adminfevereiro 15, 2022Nenhum comentário2 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Foram analisadas 315 manifestações, sugestões e solicitações enviadas ao Tribunal

    Nesta segunda-feira (14), o grupo de trabalho encarregado de promover estudos para revisão do rezoneamento eleitoral realizado em 2017 entregou aos desembargadores Marcos Lincoln dos Santos e Maurício Soares, presidente e vice-presidente do TRE, respectivamente, o relatório com as análises feitas a partir de manifestações, sugestões e solicitações enviadas ao Tribunal.

    Essa é a primeira etapa do processo, iniciado no dia 2 de dezembro de 2021, com a publicação da Portaria 430/2021 e nomeação dos integrantes do grupo de trabalho. Ao longo dos dois últimos meses, o grupo realizou 11 reuniões para definir as diretrizes e alinhar alguns entendimentos a serem aplicados no processo.

    Foram listados 293 municípios diretamente impactados pelo rezoneamento de 2017 e enviados ofícios às zonas eleitorais, juízes eleitorais, representantes do Ministério Público e chefes dos poderes Executivo e Legislativo desses municípios, informando sobre a possibilidade de apresentarem manifestações sobre o tema.

    O TRE recebeu 315 manifestações, sugestões e solicitações, que propunham a manutenção de configuração atual, remanejamento de município, transferência de sede de zona eleitoral ou criação de zona eleitoral. Todas foram analisadas a partir de critérios técnicos estabelecidos pelo TSE (Resoluções 23.522/2014 e 23.520/2017) para a organização e funcionamento das zonas eleitorais, com base na densidade demográfica da região/município, eleitorado mínimo e número máximo de municípios a serem abrangidos por cada zona eleitoral.

    Utilizando os dados atuais de eleitorado apto, população e densidade demográfica dos municípios envolvidos, o grupo de trabalho simulou a configuração de cada zona eleitoral a partir das alterações propostas e elaborou pareceres apontando a possibilidade de acolhimento ou não das sugestões, solicitações e manifestações apresentadas. As conclusões dessas análises foram inseridas no relatório final, com destaque para os casos que tem elementos específicos a serem considerados, como, por exemplo, mudanças que não atenderiam os critérios técnicos mas trariam benefícios para o eleitor.

    Na reunião que marcou a entrega do relatório aos dirigentes do TRE, os integrantes do grupo de trabalho destacaram a preocupação em privilegiar o interesse do eleitor, mas conciliando com as preocupações e necessidades do TRE e cartórios para a operacionalização do processo eleitoral. Agora, os dirigentes vão analisar as conclusões apresentadas para decidir que mudanças serão implementadas. Não há data prevista para o anúncio dessas alterações.

    Ouça
    este post
    #eleição #eleição2022 #ministeriopublico #politica #rezoneamento #tre #zonaeleitoral
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    admin
    • Website

    Related Posts

    Estão abertas as inscrições para o Encceja 2022

    maio 24, 2022

    Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

    maio 24, 2022

    Prazo de convocação de candidatos do Fies termina nesta quinta-feira

    maio 23, 2022

    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2022 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.