Mais um açao em celebraçao ao Dia Mundial da Água será realizada na cidade, desta vez no bairro Dona Silvia.
O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, em 22 de março. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo proporcionar e ampliar a discussão sobre este recurso natural, afinal, a água é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. O tema da campanha deste ano é “Águas Subterrâneas: Tornando o invisível visível”. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur) de Sete Lagoas, Edmundo Diniz, embora não estando visíveis aos nossos olhos, as águas subterrâneas enriquecem as nossas vidas e são fonte de abastecimento. “Em nossa cidade, temos este tipo de captação de água como uma de nossas fontes, tão valiosa para a população”, explica.
Uma das ações para se manter a disponibilidade da água é preservar a vegetação do local, principalmente nas margens dos cursos d’água (rios, córregos). Pensando nisso, a Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Semadetur – planejou um plantio de mudas no bairro Dona Sílvia, que será realizado nesta quarta-feira, 23 de março, a partir das 09h. A ação será realizada em parceria com a Escola Municipal Professor Godoy e Associação do Bairro (rua Élzio Souza de Deus, 87, Dona Silvia).
“A água é indispensável na agricultura, na pecuária, na indústria, no transporte, enfim, podemos fazer uma lista bem grande com todas as aplicações e utilidades da água. As árvores, principalmente, melhoram a capacidade de infiltração da água no solo, que retornam para os reservatórios. Precisamos ter consciência da sua importância, saber utilizá-los de forma sustentável e adotar práticas para sua preservação. Acreditamos que com o envolvimento e compromisso das pessoas vamos melhorar o meio onde vivemos”, afirma a bióloga do Setor de Educação Ambiental da Semadetur, Dilma Nunes Lima.