Com momentos distintos, a Reunião Ordinária desta terça-feira (22), na Câmara Municipal, foi bastante movimentada.
A pauta foi aprovada com exceção de três textos. Durante os trabalhos a sessão foi paralisada por um minuto de silêncio em memória de Fábio Aparecido Moreira Diniz, pai do gestor administrativo, Sérgio Diniz, que faleceu em decorrência de um mal súbito.
Dos textos que não foram apreciados, o Anteprojeto de Lei (APL) 222 é de Rodrigo Braga (PV) e “cria o conselho municipal de proteção e defesa dos animais”. O propositor estava ausente no ato da votação, por este motivo o APL foi retirado, assim como uma emenda ao texto protocolada por Ismael Soares (PSD).
Tramitando em segundo turno, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 542/2021 foi retirado a pedido do autor José de Deus (REP). O objeto da matéria é instituir “o dia do CAC – Caçador, Atirador e Colecionador, a ser comemorado no dia 23 de outubro”.
Na sequência você acompanha o que os vereadores destacaram a comunicação pessoal. O dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), foi bastante lembrado por quem usou o direito da comunicação pessoal.
José de Deus (REP): Na próxima quinta vamos receber o deputado Charles Santos, atuante que sempre esteve ao lado da nossa cidade, contribuindo muito com o crescimento de Sete Lagoas. Tem se empenhado em direcionar emendas para a cidade. Na pandemia direcionou verbas para atender área da saúde do município.
Junior Sousa (MDB): Recordar para todos que estão aqui reivindicando um direito. Em 2022 temos um ano novo e muitas decisões precisam ser tomadas por conta do período eleitoral. Passei Requerimento ao prefeito para cumprir a lei para os profissionais da educação e não tive resposta. A câmara se movimentou nesse período desde 12 de janeiro estamos trabalhando sobre este teto. As decisões não foram tomadas porque não foi prioridade da gestão.
Roney do Aproximar (União Brasil): Queria deixar para a população que estivemos com o prefeito e a população do Esmeradas que supostamente está prejudicada por uma empresa. Protocolei um pedido de comissão de sindicância para apurar todos os prejuízos e danos causados pela empresa e se for verdade atitudes serão tomadas para a população do Esmeraldas e evitar danos ambientais.
Gilson Liboreiro (SD): Hoje é o dia mundial da água: ao lado da nossa vida, da nossa liberdade, a água é um bem de primeira linha.
Janderson Avelar (MDB): O Legislativo está com vocês, se é direito é para ser cumprido. Data para refletir sobre a importância de preservar os recursos hídricos. Estive com o prefeito, secretário de Esportes Fabrício e representantes do futsal feminino. Tratamos do campeonato feminino de futsal que hoje é uma realidade. As inscrições podem ser feitas na secretaria de Esporte, rua Ilka França, 168, centro entre 12 de março e 1 de abril.
Carol Canabrava (Avante): Minha conversa hoje é direta com o prefeito. É hora de parar com colete e bota, que é um teatro para mim, e colocar em prática o que a população colocou ele para fazer. Gostaria de saber se é boato os documentos que a Turi protocolou na prefeitura e na secretaria de transportes. Durante um ano o prefeito foi omisso das acusações e falou que foi boato. Isso aqui não é boato (mostrando documentos).
Ivson Gomes (Cidadania): Sabemos que a Câmara é a casa e a expressão dos anseios da população. Recebemos os profissionais mais importantes e mais injustiçados da história. Nosso presidente oficializou o piso, reajuste de 33%. Já foi dito aqui que lei não se discute, se cumpre. Sabemos que se o prefeito não pagar é falta de vontade, porque recurso tem, sim. Temos visto a falta de vontade política na pasta da educação. Compraram terrenos e casas milionárias.
Caio Valace (Pode): Hoje, Dia Mundial da Água, dia importante e no último sábado estávamos na Fazenda Velha, com o presidente do SAAE, entregando um filtro anaeróbico para evitar o esgoto na lagoa das Pedras que a oito anos corria poluindo aquela lagoa. A água está limpa, maravilha. Reivindicação antiga da comunidade. Fazenda Velha está bem assistida, são várias demandas e estamos trabalhando firme lá nas questões ambientais que sou muito comprometido.
Eraldo da Saúde (Patri): Como funcionário da educação trabalhei muitos anos e gostaria de falar que 33% é muito pouco, deveria ser 40% ou 50% porque o comprometimento dos servidores é grande. A responsabilidade é grande. São pais de famílias que cuidamos dos nossos filhos. Contem comigo, estou junto com vocês. É um direito.
Heloísa Frois (Cidadania): As palavras perdem se no vento, as letras atravessam séculos. Aqui estão os ofícios protocolados pela Turi conforme dissemos e lamentamos termos sido chamados pelo prefeito de espalhar boatos e fazer terrorismo com a população. Queria dizer que contra a verdade não há fatos. Trabalhar com a verdade nos dá segurança para trabalhar pela população. Aqui está um ano de falta de diálogo da prefeitura com a concessionária Turi, essa é a verdade.
Ismael Soares (PSD): Quero destacar e agradecer a nossa parceria com o deputado Noraldino Junior que tem sempre seu olhar com emendas. Nunca esqueceu a cidade, grande parceiro, todas as vezes que procuro o deputado a gente traz novidades e ajuda. Semana passada o deputado destinou um aparelho de hemograma, um veículo Ducato, cinco mil chips para os animais, R$ 100 mil para a escola Virgílio Pacheco e R$ 100 mil para a escola Pedro Chaves. Os valores para as escolas serão pagos agora.
Ivan Luiz (Patri): Parabenizar Fabrício, secretário de esportes porque foi implantado no ginásio Vinício Dias de Avelar o judô para 100 crianças em parceria com a Gerdau. O programa movimentar será lançado com a Lei de Incentivo envolvendo a liga da sete. Assim que as cosias são construídas, com parcerias. Serão implantadas aulas de futebol também.
Pr. Alcides (PP): Falar do Requerimento 3296 que requer da secretaria de saúde no sentido de que seja divulgado em site oficial a relação de medicamentos existentes e faltantes da rede municipal e os locais onde encontrar. Este Requerimento tramitou pelo gabinete do prefeito, secretário de saúde, coordenação das redes assistenciais e pela TI. A última informação que tivemos foi que a partir de fevereiro de 2022 teremos condição de implantar o que está sendo solicitado, porque está em substituição o sistema da saúde.
AQUI vai link com a pauta da sessão.