Sistema usaria a tecnologia para monitorar o motorista novato e dar dicas de como dirigir corretamente
Já imaginou aprender a dirigir com um carro autônomo? É o que a General Motors tem em mente, pelo que revela um pedido de patente nos Estados Unidos para uma tecnologia que utiliza este sistema pra avaliar e treinar novos motoristas. A documentação diz que o computador seria capaz de usar as ruas públicas para testar os novatos.
Grande parte da indústria automotiva tem investido bastante nos carros autônomos, ainda que a tecnologia precise de mais um bom tempo para começar a chegar às ruas. A GM tem colocado muita grana nesta área, após comprar a startup Cruise em 2016, usando várias tecnologias como os sensores LIDAR, câmeras especiais e dados do GPS.
Embora o uso extensivo de diferentes tipos de sensores tenha produzido veículos mais inteligentes, a GM admite até mesmo, neste pedido de patente, que pode haver momentos em que um humano pode ter que assumir o controle e dirigir sem assistência autônoma. A GM fala de momentos em que o motorista quer dirigir por seu próprio divertimento ou por ser um local em que o veículo autônomo não consegue navegar sozinho.
Neste cenário, a GM imaginou a ideia de criar um programa de treinamento para motoristas usando o sistema autônomo do carro. A fabricante diz que isto poderia trazer benefícios com a redução da quantidade de instrutores, um menor custo de ensino e mais disponibilidade para aulas.
O sistema usaria diversos sensores para avaliar o desempenho do aluno ao dirigir, checando cada uma das coisas que o motorista faz. Com base nos dados, o carro pode fornecer um feedback em tempo real, já que poderia indicar a forma correta de acelerar e frear, se precisa ter mais atenção ao trocar de faixa, o uso das setas e outras ações.
Claro, isto é apenas uma patente, o que não significa que a tecnologia será utilizada. O próprio sistema para carros autônomos da GM ainda está em desenvolvimento, fazendo testes em algumas regiões dos Estados Unidos. Ainda há um outro problema que é a legislação do país, que ainda está em uma situação bem nebulosa, principalmente após os casos envolvendo os veículos da Tesla enquanto usavam o modo Autopilot.