Facebook Twitter Instagram
    TV Sete Lagoas TV Sete Lagoas
    • Início
    • Sobre
    • Notícias
    • Programação
    • Aplicativo
    • Contato
    TV Sete Lagoas TV Sete Lagoas
    Home»Destaque»Sete Lagoas»Sete Lagoas volta a ser um canteiro de obras com o fim do período chuvoso
    Sete Lagoas

    Sete Lagoas volta a ser um canteiro de obras com o fim do período chuvoso

    adminBy adminabril 13, 2022Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Prefeitura está tocando um verdadeiro canteiro de obras em Sete Lagoas.

    Avenida Marechal Castelo Branco, Estação de Tratamento de Esgoto, Drenagens em ruas dos bairros CDI II e Interlagos, instalação de placas de energia solar em escolas municipais, reforma do Campo do Montreal, os novos canil e parquinho do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Essas são algumas das principais obras que a Prefeitura de Sete Lagoas retoma ou mantém em andamento neste início de ano.

    Depois da conclusão de um novo processo licitatório, uma vez que a empresa vencedora anterior abandonou os trabalhos, as máquinas voltaram a ocupar a Avenida Marechal Castelo Branco, desta vez, no sentido Sete Lagoas – Belo Horizonte, a partir do bairro Henrique Nery. A obra, orçada em cerca de R$ 8,47 milhões, visa a revitalização asfáltica de 6km da via (3km de ida e 3km de volta), em pista dupla, incluindo drenagem pluvial, novo canteiro central, iluminação e paisagismo.

    Os alagamentos estão com os dias contados nas ruas Paranaguá e Nair Miranda Cisalpino, ambas no bairro Interlagos, e também na rua Myralda Elisa de Faria Roque, no bairro CDI II. Os serviços de pavimentação, sarjeta, instalação de meio fios, drenagem pluvial e bocas de lobo estão quase no fim.

    O bairro Montreal também vem sendo contemplado. Por meio de mais uma parceria público-privada, a praça do bairro, que fica ao lado do campo de futebol (estádio José Miguel Marques), foi totalmente revitalizada e transformada em um completo espaço de convivência, no ano passado. Agora é o campo que, em breve, será entregue à comunidade. Na semana passada a grama começou a ser instalada no local, que já conta com novos vestiários, novas arquibancadas atrás do gol, à direita da cabine de imprensa, além de novo cercamento e iluminação.

    Já no CCZ, além do novo cercamento, do novo bloco cirúrgico e da ampliação do canil, o espaço contará também com um parquinho para que os animais possam brincar e se exercitar. Para sua conclusão, faltam apenas a instalação da grama e dos brinquedos, o que deve ocorrer em breve. O Casarão Nhô Quin Drummond é outro bem municipal que segue sendo reformado.

    Turismo e Cultura
    Depois de um minucioso processo licitatório, que envolveu análises de especialistas em restauração e aprovações do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico, as obras estão adiantadas e devem ser concluídas em breve. Após concluído o serviço de restauração e cobertura do Casarão, terão início as reformas do Museu Histórico e do Museu do Ferroviário. E quem passa pela orla da Lagoa Paulino nas últimas semanas vê uma movimentação diferente onde antes ficava a fonte. Uma equipe trabalha diariamente na instalação de uma nova fonte luminosa e também na base de sustentação de um letreiro com a marca oficial da cidade. A expectativa é de conclusão das atividades ainda neste semestre. O local será um importante ponto turístico e ideal para ótimas fotos com a Serra de Santa Helena ao fundo.

    ETE
    Uma das obras mais importantes da história de Sete Lagoas, levando em consideração a garantia do abastecimento de água pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o reservatório de 10 milhões de litros de água, construído no alto no morro São João e concluído no início desse ano, garante a oferta de água em várias regiões da cidade. Agora, a autarquia se volta para a conclusão de outra obra histórica: a Estação de Tratamento de Esgoto, na região do bairro Tamanduá. O investimento total de R$ 72 milhões vai permitir a implantação da estação, que terá o maior alcance ambiental da história da cidade e vai melhorar a qualidade da água do sistema Rio das Velhas. A capacidade inicial é de 510,73 litros/segundo, com projeção até 2035.

    Educação
    As escolas municipais também seguem sendo revitalizadas. Alguns projetos cuidam de normas técnicas relacionadas à diminuição de riscos em caso de incêndio e pânico e outros garantem a acessibilidade. Foram realizadas adequações em escadas, construção de rampas de acesso, implantação de corrimãos, guardas-corpos e outros equipamentos. Algumas obras já foram concluídas e outras ainda estão em andamento. Além disso, melhorias também estão ocorrendo com a reforma de banheiros, salas, cantinas, pisos, muros e telhados. No total, são 51 escolas municipais, 20 delas serão reformadas, dez unidades ainda vão receber pequenos reparos e cinco delas dependem de adequações, mas com dinheiro já em caixa.

    Nas escolas seguem também sendo instaladas placas de captação de energia solar. A ideia é que todas as 51 escolas municipais não dependam mais de energia da Cemig, sendo autosuficientes e até devolvendo a produção excedente para a rede, gerando créditos. Isso trará uma enorme economia aos cofres municipais, além da questão da sustentabilidade. “Todas as escolas estão passando por reparos preventivos, corretivos e emergenciais e que são fundamentais para a manutenção e funcionamento de um ambiente escolar de qualidade para alunos, funcionários e a comunidade escolar”, afirma a secretária da pasta, Roselene Teixeira.

    Próximas obras
    De acordo com o secretário municipal de Obras, Antônio Garcia Macial, com o fim do período chuvoso Sete Lagoas volta a ser um canteiro de obras. “A Marechal Castelo Branco é uma obra almejada há muito tempo. Com os recursos da Vale, conseguiremos ampliar o que desejávamos fazer. Já na Av. Perimetral, próximo à Escola Técnica, tivemos que refazer o processo, chamando a segunda colocada para concluir os trabalhos. Teremos ainda o calçamento de várias ruas no Cidade de Deus e Alvorada. No Interlagos, estamos terminando a drenagem na rua Paranaguá para prosseguir a pavimentação e também queremos iniciar, em parceria com uma CBI Construtora, a Av. do Contorno, que divide os bairros Interlagos I e II, ainda este ano”, afirma o secretário.

    —
    Ouça
    este post
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    admin
    • Website

    Related Posts

    Cerest de Sete Lagoas tem ótima avaliação por ações que promovem a saúde do trabalhador

    maio 24, 2022

    Caravana Embrapa FertBrasil estará em Sete Lagoas dia 08 de junho.

    maio 24, 2022

    Gerente educacional da Secretaria Municipal de Sete Lagoas visita escola nos Estados Unidos

    maio 23, 2022

    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2022 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.