O Cerest de Sete Lagoas tem mais uma reconhecimento importante por ações contínuas a favor da saúde dos trabalhadores.
Novamente o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, foi destaque em avaliação nacional que leva em consideração indicadores relacionados às ações de Vigilância, Assistência e Educação Permanente em saúde do trabalhador de instituições públicas e também que atua na iniciativa privada. A unidade é responsável por 35 municípios.
Em setembro do ano passado, a unidade obteve bons resultados no monitoramento do Plano Nacional de Saúde (2020-2023), instrumento balizador para o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas e programas do Ministério da Saúde. No primeiro ciclo de 2021, entre 178 unidades municipais e regionais monitoradas, o Cerest local ficou entre as 27 a alcançarem pontuação equivalente à atuação satisfatória.
O Cerest tem como foco as doenças ocupacionais, a prevenção e a promoção do bem-estar dos profissionais de qualquer área de atuação. As ações foram destaque em nota pelo desempenho no Qualifica Cerest, que é um instrumento de monitoramento das ações desenvolvidas por unidades de todo o país criado em 2020 pela Coordenação Geral do Trabalhador (CGSAT) ligado ao Ministério da Saúde, composto por indicadores relacionados às ações de Vigilância.
“Trabalhamos com ações voltadas ao trabalhador com doenças e agravos relacionadas à saúde. Também atuamos na vigilância em ambientes e processos de trabalho. Somos avaliados em todo quadrimestre e, na última avaliação, obtivemos 164 pontos em 165 possíveis”, explica Alessandra Vilas Boas, enfermeira coordenadora do Cerest.
O Cerest também investiga as condições do ambiente e dos processos de trabalho, desempenha funções de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência. O atendimento é para o mercado formal e informal, mas a porta de entrada são outras unidades do sistema. “As pessoas chegam encaminhadas pelas unidades da Atenção Primária (ESFs ou Centro de Saúde) ou pela UPA”, esclarece Alessandra Vilas Boas.
A avaliação altamente positiva é um evidente indicativo de que a saúde pública municipal está no caminho certo. Com uma estrutura abrangente em todos os níveis, o sistema garante assistência SUS de alta qualidade. “Disponibilizamos uma estrutura completa para atendimento ao cidadão. Temos aproximadamente 60 unidades da atenção básica, uma rede forte de atenção secundária e na urgência e emergência. O Cerest é outra organização importante e ficamos muito felizes com deste desempenho. Isso representa seriedade, competência e, por isso, parabenizamos os profissionais envolvidos”, comentou Marcelo Fernandes, secretário municipal de Saúde.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA
Os municípios atendidos pelo Cerest fazem parte das microrregiões de Sete Lagoas e Curvelo, totalizando 35 cidades: Abaeté, Araçaí, Augusto de Lima, Baldim, Biquinhas, Buenópolis, Cachoeira da Prata, Cedro do Abaeté, Caetanópolis, Capim Branco, Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Fortuna de Minas, Funilândia, Felixlândia, Inhaúma, Inimutaba, Jequitibá, Maravilhas, Monjolos, Morada Nova de Minas, Morro da Garça, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompéu, Presidente Juscelino, Prudente de Morais, Quartel Geral, Santana de Pirapama, Santo Hipólito e Três Marias.