Facebook Twitter Instagram
    TV Sete Lagoas TV Sete Lagoas
    • Início
    • Sobre
    • Notícias
    • Programação
    • Aplicativo
    • Contato
    TV Sete Lagoas TV Sete Lagoas
    Home»Destaque»Sete Lagoas»Mesa redonda debate resistência de plantas daninhas a herbicidas
    Sete Lagoas

    Mesa redonda debate resistência de plantas daninhas a herbicidas

    adminBy adminmaio 27, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas foi tema de mesa redonda realizada na última quinta-feira, dia 26, entre os membros do Portfólio de Sanidade Vegetal da Embrapa.

    Os portfólios são instrumentos de apoio gerencial para organização de projetos em temas estratégicos, direcionando a produção de soluções em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para demandas nacionais e suas interfaces com as demandas regionais. Para isso são consideradas as megatendências apontadas para a agricultura brasileira, bem como forças modeladoras do futuro.

    O objetivo do Portfólio Sanidade Vegetal é direcionar o desenvolvimento de soluções de inovação para reduzir perdas de produção e custos de manejo das pragas, assegurando a sustentabilidade da agricultura brasileira. De acordo com o moderador da mesa redonda e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Alexandre Ferreira da Silva, foram elencadas oportunidades de pesquisa e interação entre os diferentes atores com o objetivo de contribuir com soluções para o problema da resistência de plantas a herbicidas. Esse é o terceiro evento da série, onde a equipe do portfólio debate os desafios da área de sanidade vegetal.

    A metodologia dos eventos consiste no envio de convite a debatedores da iniciativa privada, setor produtivo e Embrapa. Pesquisadores da Embrapa, envolvidos com o tema, participam como convidados. O evento é dividido em dois momentos. O primeiro consiste na resposta de perguntas-chave para os debatedores tendo por objetivo contrastar os diferentes pontos de vista. Na segunda etapa, a palavra é aberta para todos os participantes. “Os objetivos são discutir os gargalos técnicos e científicos para a resolução dos desafios e avaliar a eventual necessidade de ajustes em sua redação, além de fornecer informações para auxiliar na formulação de projetos de PD&I da Embrapa e de instituições parceiras”, explica o pesquisador.

    A mesa redonda discutiu alternativas para aumentar a eficiência do manejo sustentável de plantas daninhas resistentes a herbicidas em sistemas de produção de soja, feijão, trigo, milho e algodão. Participaram como debatedores, representando o setor produtivo, o consultor Donizeti Fornarolli; o pesquisador Marcel Melo, representando o Comitê de Ação de Resistência a Herbicidas (HRAC-Brasil, sigla para Associação Brasileira de Ação a Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas); e, pela Embrapa, o pesquisador Dionisio Luiz Pisa Gazziero. O evento contou com a participação de pesquisadores de 10 Unidades da Embrapa (Soja, Milho e Sorgo, Trigo, Algodão, Recursos Genéticos e Biotecnologia, Agrossilvipastoril, Mandioca e Fruticultura, Meio Ambiente, Pecuária SuI, Instrumentação e Territorial).

    Objetivos do Portfólio de Sanidade Vegetal

    O Comitê Gestor do Portfólio de Sanidade Vegetal, segundo o pesquisador Alexandre Ferreira da Silva, coordenador da mesa redonda, espera ser um agente catalisador da interação entre pesquisadores de diferentes áreas com o objetivo de favorecer a integração de equipes para solução dos Desafios de Inovação. As informações geradas por esse e pelos outros eventos serão organizadas e disponibilizadas para os pesquisadores da Embrapa como uma contribuição do Comitê Gestor para a elaboração de projetos alinhados ao manejo sustentável de pragas. A expectativa, segundo o pesquisador, é de que até 2023 todos os desafios de inovação do Portfólio de Sanidade Vegetal sejam discutidos nessa forma.

    Mais informações sobre esse e outros eventos da série podem ser obtidas diretamente com o Comitê Gestor do Portfólio Sanidade Vegetal pelo e-mail: portfolio.sanivegetal@embrapa.br

    Ouça
    este post
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    admin
    • Website

    Related Posts

    Sistema de Faixa Azul passará por melhorias em Sete Lagoas a partir da próxima semana

    julho 1, 2022

    Projeto do Sicoob Credisete com apoio da Prefeitura muda realidade da horta comunitária do Nova Cidade

    julho 1, 2022

    2ª dose de reforço em pessoas a partir de 47 anos será liberada a partir de segunda-feira, 4

    julho 1, 2022

    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    © 2022 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.