A Assistência Social, por meio de parceria, capacita servidores municipais sobre as vantagens de formalizar sua atividade pelo MEI.
Capacitar servidoras dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência social (CREAS) sobre os benefícios de se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI). Esse foi o objetivo de uma capacitação realizada pela Prefeitura de Sete Lagoas, em parceria com o Sebrae e o Sicoob Credisete, na manhã da última sexta-feira, 6 de maio.
O auditório do Sicoob Credisete recebeu a palestra “O MEI como oportunidade de geração de renda e inclusão socioeconômica”, proferida pelo Sebrae, a mais de 40 servidoras da Assistência Social do Município que, agora, serão replicadoras desses conhecimentos junto às comunidades em que atuam durante os atendimentos e eventos internos. “Queremos trabalhar o empoderamento dessas famílias, para que tenham mais autonomia financeira, um direcionamento para saírem da situação de vulnerabilidade social”, afirma a agente de desenvolvimento e coordenadora do CRAS III, Jaqueline Florenzano.
A também agente de Desenvolvimento e gerente de Turismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur), Claudia Elane, falou ainda da importância do CRAS como parte desde processo de inclusão no mercado formal, principalmente nos bairros. “São muito trabalhadores e trabalhadoras informais que poderiam ampliar seus trabalhos e aumentar suas rendas se formalizando”, justificou. “Ficamos felizes com a oportunidade de trazer informação e conhecimento para agregar no ecossistema financeiro da nossa cidade e região”, completou Adriana Teixeira, Gerente de Negócios do Sicoob Credisete.
A capacitação ficou a cargo da assistente do Sebrae Minas local, Renata Castro. “O objetivo foi informar e capacitar os servidores dos Centros de Referência e Assistência Social de Sete Lagoas sobre o perfil empresarial MEI como oportunidade de geração de renda e inclusão socioeconômica para a população em geral. Juntos, SEBRAE e CRAS, pensam no empreendedorismo de necessidade como possibilidade de transformar vidas. Se unem para estimular famílias e população de alta vulnerabilidade a procurarem alternativas diante das aptidões de cada um, pensando nas possibilidades de melhorar a vida de suas famílias e, consequentemente, de seu entorno”, afirmou.
Para o secretário adjunto municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Kelwis, a capacitação é muito importante, pois, as assistentes sociais estão no dia a dia das famílias e podem identificar a capacidade de empreender e deixar a situação de vulnerabilidade, direcionando esses empreendedores ao Sebrae e à Sala Mineira do Empreendedor, mantida pela Prefeitura, para buscar informações e, se for o caso, se formalizar como MEI. “Sete Lagoas é uma cidade empreendedora e a administração Duilio de Castro busca essas parcerias, com o Sebrae, Sicoob e outras dos setores públicos e privados para promovermos juntos o desenvolvimento econômico e social do nosso município”, completou.
Benefícios do MEI
Ao se formalizar como MEI e estar em dia com as pendências, o trabalhador passa a ter direito a vários benefícios para si e seus familiares: aposentadoria por idade ou invalidez; Afastamento remunerado por problemas de saúde (auxílio-doença); salário-maternidade; cobertura da Previdência Social estendida à família; para a família: auxílio-reclusão; para a família: pensão por morte; pode negociar com órgãos públicos; emissão de Nota Fiscal; apoio técnico e suporte do Sebrae; entre outros.
Contatos
O Sebrae fica na Praça Barão do Rio Branco, 170 / 7º andar, Centro, Sete Lagoas. Telefone: (31) 3773-5757
A Sala Mineira do Empreendedor fica na R. Plácido de Castro, 131 – Centro, Sete Lagoas. Telefone: (31) 3776-7940