A Secretaria Municipal de Educação distribuiu equipamentos que contribuirão para a inclusão digital de professores e alunos das escolas municipais.
Mais um importante passo vem sendo dado pela Prefeitura de Sete Lagoas na inclusão digital de servidores públicos, professores e alunos da rede municipal de ensino da cidade. Desde a última semana, tanto os setores administrativos da pasta quanto 52 escolas municipais estão recebendo mais de 300 computadores e mais de 50 impressoras, seguindo o processo de inclusão digital iniciado antes da pandemia da Covid-19 e aprimorando o ensino de qualidade implantado pelo Município.
Na última semana foi iniciada a formatação das máquinas, com instalação do sistema Windows 10, pacote Google Suíte e leitor de PDF, com acesso à internet. São 222 computadores para as escolas e mais 83 PCs para a Secretaria Municipal de Educação, realizando a troca de equipamentos já obsoletos. “A ideia é ampliarmos e continuarmos esse processo de inclusão digital, pois a educação de qualidade não pode parar. Esse processo teve início antes da pandemia, mas foi acelerado por ela”, lembra a diretora da Equipe Pedagógica da Secretaria, Márcia Veiga.
À medida em que são formatadas, aos poucos as máquinas estão sendo entregues às escolas municipais e nos diversos setores da Educação Municipal. Na semana passada receberam os computadores e impressoras as escolas municipais Ramon Lamar, Raimundo Gravito, Professor Godoy, Monsenhor Messias, Marilza Fleury, Marcos Valentino, Irmã Flávia, Heitor Lanza, Dalva Ferreira, Edson Abreu, Paulo Moura, Alípio Maciel de Oliveira e CAIC Professor Galvão. Esta semana é a vez das escolas em áreas rurais, como Adélia Figueiredo de Barros, Aurete Pontes, Alfredo Pereira, Francisca Ferreira e Virgílio Pacheco. À princípio, os equipamentos estarão disponíveis apenas para servidores da Secretaria, professores e diretoria das escolas, mas a ideia é que, em breve, cada sala de aula tenha um computador com acesso à internet.
BNCC
O técnico superior de ensino da pasta, Rodrigo Souza Silva, explica que a entrega dos equipamentos está alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), definida pelo Ministério da Educação. “Essas ações estão inseridas em uma das dez competências da BNCC, sendo a quinta competência, o que é de grande valia para a nossa rede de ensino. Ela trata dessa cultura digital, levando essa amplitude aos nossos professores e alunos”, diz.
Entre as 10 competências gerais apresentadas pela BNCC, um item inclui a tecnologia como habilidade que deve ser aprendida dentro das salas de aula. A competência 5 tem o objetivo de trazer a cultura digital como ferramenta de desenvolvimento pedagógico, onde o estudante deve aprender a utilizar a tecnologia de maneira significativa, reflexiva e ética.