Mais uma pauta com importantes projetos foi aprovada pelos vereadores durante a Reunião Ordinária que aconteceu nesta semana, na Câmara Municipal. Foram 13 propostas debatidas e aprovadas; três matérias, da vereadora Marli de Luquinha (MDB), foram retiradas pela ausência da propositora no ato das votações.
Por mais avanços em políticas públicas pelas pessoas especiais, João Evangelista (PSDB) conseguiu aprovar, em primeiro turno, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 142/2022. A ideia é instituir na cidade “o dia municipal da síndrome de down”.
Na tentativa de homenagear os profissionais que promovem a saúde, Ivson Gomes (Cidadania) conseguiu a aprovação, em primeiro turno do “dia do educador físico, no âmbito do município de Sete Lagoas”. A proposta é contemplada pelo PLO 152/2022.
Durante a sessão os vereadores homenagearam, com um minuto de silêncio, Marcone Sebastião Nascimento, falecido na segunda-feira (02). Ex-funcionário da Cemig, desde janeiro de 2021, Marcone atuava como gerente de iluminação pública na Coordenadoria de Acompanhamento de Obras e Engenharia da Secretaria Municipal de Obras, Segurança, Trânsito e Transporte. A pauta completa que foi votada pode ser acessada pelo link que segue. Na sequência tem os destaques da comunicação pessoal dos vereadores.
José de Deus (REP): Entramos na semana da comemoração das mães, dia 8 comemoramos o Dia das Mães. Não poderia deixar de lembrar da importância de todas as mães na construção da família tradicional. Mãe é sinônimo de mulher guerreira. Todas as mães sintam-se abraçadas.
João Evangelista (PSDB): Deixar um abraço para todas as mães em nome do meu gabinete que é todo feminino e todas são mães. Em nome das vereadoras cumprimento todas as mães da cidade. No dia 11 de abril o prefeito sancionou a lei 9317 que obriga as farmácias e drogarias a terem assento prioritário, agora é obrigatório ter assento para pessoa com deficiência, pessoa idosa, pessoa obesa e autistas.
Ismael Soares (PSD): Parabenizar o padre Fábio da paróquia São Francisco pelo evento realizado. Igreja não é só missa e oração, é integração entre as pessoas e esses eventos são importantes para aproximar toda a comunidade. Destacar que o castramóvel está neste mês na Unifemm e vai até o dia 25, devemos bater uma meta de 200 animais.
Eraldo da Saúde (Patri): O espírito materno é algo que ultrapassa o contato físico, é uma força que nos acompanha durante toda a vida. Mãe vive pelos filhos, tem amor incondicional e que os filhos possam dizer o quanto amam as mães.
Ivson Gomes (Cidadania): Queria me voltar para o poder público Executivo e ressaltar os calotes que o poder público municipal tem dado nos servidores. Que esta Casa pudesse se unir para cobrar o Executivo para cessar com os calotes. Os servidores que tiveram contrato vencido na assistência social saíram com uma mão na frente e outra atrás. O prefeito está se gabando de pagar acertos anteriores e da gestão dele, não vai pagar?
Gilson Liboreiro (SD): Tivemos aqui um abalo sísmico. No mundo são 300 mil abalos de 2 a 3 na escala richter. Poderíamos chamar de coisa normal, mas não é. É o desprezo com o meio ambiente. É principalmente esse absurdo, essa licença que foi concedida para mineração na Serra do Curral. Um dos principais cartões postais de BH e do Brasil será revirado. Não tem como revirar uma montanha sem afetar a segurança hídrica, sem afetar o lençol freático.
Caio Valace: (Podemos): Belo Horizonte está atordoada e enlutada com a decisão tomada pelo Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) com a Serra do Curral. Fazer coro com o vereador Gilson Liboreiro e incorporar o sentimento dos mineiros. Receba belo-horizontinos, prefeitura e Câmara da capital a nossa solidariedade e nosso repúdio com essa decisão que vai descaracterizar Belo Horizonte e a Serra do Curral.
Junior Sousa (MDB): Destacar as ações que realizamos nas últimas semanas. Fizemos visita em alguns bairros fazendo levantamento da situação que está na cidade. Fomos aos bairros Indústria, Morro do Claro, Progresso, Várzea, São Cristóvão e Santo Antônio. Algumas ruas estão totalmente cheias de buracos. Quando fizemos pedidos constatamos que há pedidos de colegas desde fevereiro, pedidos de diversas ruas. Aí a gente vê onde está em preocupação do Poder Público em atender os pedidos dos vereadores.
Heloísa Frois (Cidadania): Lamentavelmente ontem, no espaço de dois meses, aconteceu mais um acidente no cruzamento das Ruas Jair Sales e Mestre Dom Silvério. Ontem causou ferimentos em uma adolescente de 16 anos que estava indo para a escola. Estive dia 26 de julho de 2021 com uma engenheira da secretaria de trânsito e informou que o problema de placa não era e até hoje não tem placa informando que é travessia de escolares. Não foi feita a faixa de pedestre, não foi feita a pintura. Fica meu questionamento aos pais se a prefeitura vai aguardar uma fatalidade para tomar alguma providência.
Carol Canabrava (Avante): Tivemos sessão solene em homenagem ao Dia das Mães. Foi uma noite para ficar guardada em nossos corações. Nossa vontade é a de que tivessem mais. Foram histórias lindas para chegar no coração de todas. Falar de mãe é uma das tarefas mais difíceis para todos. Minha mãe me encoraja todos os dias, mulher forte que me inspira. Agradecer a APAE, Vila Vicentina às mães que foram homenageadas, ao meu gabinete.
Janderson Avelar (MDB): Hoje perdemos um cara que considerava um dos melhores amigos. Olhava as famílias que estavam vivendo sem dignidade e com orgulho a gente levava a solução. Vou levar seu nome para o Estado inteiro. Parabenizar os envolvidos e a secretaria da Educação Esportes e Cultura pelos eventos que aconteceram na cidade no fim de semana. No sábado foram 19 salas de vacina abertas com a campanha de vacinação. Parabéns, também, para a secretaria de Saúde.
Ivan Luiz (Patri): Ao secretário de esportes Fabrício, parabéns pela segunda etapa do campeonato mineiro de taekwondo. Ivson citou a lei 192, comunico que, neste momento, acontece reunião com o Sindisel para que se faça o pagamento da lei. Sobre denúncia apresentada por Heloísa Frois na última semana, a empresa se mostra que tem sede, endereço fiscal em Ibirité, o que é legal. O outro endereço é na cidade de Pouso Alegre. Presento certidão retirada ondem, 02/05, situação ativa. Tenho que a vereadora Heloísa Frois tenha sido induzida ao erro. Não houve, não há e não haverá prejuízo ao erário. A empresa se mostrou apta no ato do certame.
Pr. Alcides (PP): Tivemos a oportunidade de representar a todos em eventos na última semana. Dia 28/04, na Unifemm, um momento significativo, reconhecimento e valorização dos servidores da saúde. Foi uma homenagem a enfermagem. Participamos dia 29, na Escola Técnica, depois de dois anos por conta da pandemia, foi uma festa concorrida, solenidade bonita, diplomação dos alunos. Ontem representamos a Câmara na instalação da segunda vara de fazenda pública e autarquias.