O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve começar a usar o aplicativo e-Título para divulgar informações oficiais e importantes sobre as eleições brasileiras.
A ida às urnas pelos brasileiros está marcada para outubro, mas o processo eleitoral já começa a partir de junho, por isso é fundamental saber filtrar as fontes confiáveis.
Os eleitores que utilizam o app no celular ou tablet receberão notificações com disparos de conteúdo sobre o pleito de 2022. Quem já ten o programa instalado precisará apenas atualizá-lo para a nova versão. O e-Título está disponível gratuitamente no Google Play (Android) e na App Store (iOS).
Além das notícias, o update trouxe uma mudança nas cores e melhorias de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Os dados também passaram a ser protegidos por senha (ou biometria do celular) para evitar que terceiros não autorizados que mexam no seu celular.
A vantagem do uso do app é a dispensa do documento de papel para o dia de votação: basta mostrar o celular e pronto. Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital. Se você já coletou, então pode usar o aplicativo normalmente — essa informação está disponível na tela inicial.
O app também oferece outros serviços de forma facilitada, como justificativa eleitoral, pagamento de multa, emissão de certidões, consulta a débitos e até se cadastrar para ser mesário voluntário.