Foram prorrogadas duas campanhas de vacinação para públicos prioritários.
Em Sete Lagoas as 19 salas de vacinação do Município seguem aplicando as doses em grupos prioritários
O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 24 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e Sarampo para os grupos prioritários, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais para as duas doenças. Já foram distribuídas cerca de 80 milhões de doses para todo o país.
As doses estão disponíveis de 08h às 16h30, de segunda a sexta, em 19 salas de vacinação do município, nas unidades da Atenção Primária. “Essa prorrogação é mais uma oportunidade para se vacinar, já que o o inverno está apenas começando e podemos ter surtos de Influenza, principalmente se as temperaturas continuarem baixas e o clima seco”, lembra a Referência Técnica de Imunização do Município, Guilherme Menezes.
Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são os idosos acima de 60 anos de idade; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança, de salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. Os grupos prioritários somam quase 80 milhões de brasileiros e, até o momento, a cobertura vacinal chegou a 55% desse público.
Sarampo
Guilherme Menezes ressalta ainda que a imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e as doses ficam disponíveis durante todo o ano. “É utilizada a vacina tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola”, informa o técnico. Pelo Calendário Nacional de Vacinação, a vacina deve ser aplicada em bebês ao completarem um ano de idade e o reforço entre os 4 e os 6 anos de idade. Também se recomenda a aplicação de uma dose entre os 30 anos e 50 anos de idade, em pessoas não vacinadas na infância ou juventude. A campanha de vacinação começou no dia 4 de abril e podem se vacinar os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
O Brasil perdeu o selo de erradicação de sarampo em 2019, por causa da queda na cobertura vacinal. Segundo dados do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão (Nippis), em três anos foram registrados 26 óbitos de crianças abaixo de 5 anos de idade e mais de 1,6 mil internações por sarampo no país, número que não era alcançado desde o início dos anos 2000.
DOCUMENTAÇÃO
Os documentos necessários são: identidade com foto (idosos), certidão de nascimento (crianças), comprovante da comorbidade ou deficiência, comprovante de vínculo empregatício na área (categorias profissionais) e comprovante de condição de grávida ou puérpera até 45 dias.
CRIANÇAS
No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
SALAS DE VACINAÇÃO:
ESF ALVORADA: Rua Mario Reis, nº 84
ESF BARREIRO: Rua Minas Gerais, nº 46
ESF ELDORADO: Rua Afonso Viana De Paula, S/N
ESF FAZENDA VELHA: Rua Jose Fonseca Pires, nº 401
ESF ITAPUÃ II: Rua Beija Flor, nº 544
ESF CATARINA: R. Santos Reis, 238
ESF CDI I: R. Expedicionário Leofredo Gaspar, 534
ESF ESPERANÇA: R. Eduardo Henrique de Abreu, 403
UBS OROZIMBO MACEDO: R. Cuba, 524
UBS BELO VALE: Rua Oscar Padilha, nº 625
UBS CIDADE DE DEUS: Rua Prefeito Euro Andrade, nº 41
UBS LUXEMBURGO: Rua Itambacuri, nº 182
UBS N.S. DAS GRAÇAS: Rua Felipe dos Santos, nº 1331
CS MONTREAL: Rua Avencas, nº 521
CS PROGRESSO: Rua Rio Pará, nº 716
CS SANTA LUZIA: Rua Jovelino Lanza, n°1.200
CS SANTO ANTÔNIO: Rua Dr. João Batista, nº 1.327
CS SÃO JOÃO: Rua Wenceslau Braz, nº 470
CS VÁRZEA: Rua João Reis, nº 83